A Agência Nacional de Telecomunicações resolveu antecipar o bloqueio de celulares piratas no Rio de Janeiro e Espírito Santo. O cronograma inicial previa a ação para 2019, mas os aparelhos serão bloqueados dia 8 de dezembro. A partir dessa data, telefones não certificados pela Anatel ou com IMEI clonado deixarão de ter acesso às redes de internet móvel e celular, mas ainda conseguirão se conectar ao Wi-Fi. Os números afetados receberão um SMS de aviso sobre a situação irregular a partir de 23 de setembro.
A antecipação foi motivada por uma solicitação do gabinete de intervenção federal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é diminuir os índices de criminalidade nos dois estados. Além disso, a ideia é oferecer mais segurança à saúde dos usuários, já que os aparelhos piratas têm grande concentração de chumbo e cádmio, são feitos com materiais de baixa qualidade e não passaram por testes.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A mudança de planos da Anatel colocou Rio de Janeiro e Espírito Santo no mesmo cronograma apresentado anteriormente para os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que também terão telefones irregulares bloqueados em 8 de dezembro. Em todos os casos, a regra vale para aparelhos habilitados a partir de 23 de setembro de 2018.
São Paulo, que estava no grupo acima, juntou-se a Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Minas Gerais e todos os estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Cea
O estado de Goiás foi o pioneiro a ver os impedimentos, que começaram em maio. As ações fazem parte do projeto Celular Legal, desenvolvida pela própria Anatel.
Celulares afetados
Os alvos são as cópias de smartphones de fabricantes como Apple e Samsung, além daqueles celulares sem marca definida. Após o prazo de bloqueio, a Anatel suspenderá o acesso desses aparelhos às redes das operadoras brasileiras. Por isso, os donos não conseguirão fazer ou receber ligações, assim como serão impedidos de usar dados móveis.
Smartphones oficiais comprados no exterior, como das chinesas Xiaomi, Oppo e Huawei, não serão afetados. Isso porque eles possuem registro de IMEI válido na GSMA e, por isso, passarão pelo filtro da Anatel.
Como saber se seu IMEI é irregular
Se você tem alguma dúvida sobre a originalidade do seu celular, uma dica é fazer a consulta de IMEI bloqueado no site da Anatel. Basta inserir o código do seu aparelho, confirmar o captcha e clicar no botão "Consultar". Se o resultado for "Nada cadastrado na base", seu telefone não é identificado como irregular e, portanto, não será bloqueado.
Intervenção Federal no Rio - O gabinete de intervenção federal do Rio de Janeiro é o órgão responsável pela intervenção das Forças Armadas no estado, instituída por meio de decreto do presidente Michel Temer, assinado 16 de fevereiro de 2018. Com a medida, as Forças Armadas assumiram o comando das polícias Civil e Militar do Rio até 31 de dezembro.
Como desbloquear o IMEI do celular? Usuários respondem no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como adicionar um local a uma publicação do Facebook no iPhone?
- Clash Royale recebe balanceamento de março; veja o que muda no meta
- La Casa de Papel Digital: cresce uso de PC ‘dos outros’ para gerar dinheiro
- Street Fighter e Tekken: cinco jogos de luta que mais premiaram nos esports
- Parrot: conheça os curiosos drones da marca
- Speed Drifiters aceita hacks? Entenda regras da Garena para o game
- Confira dicas para jogar o RPG Persona 5 para PS3 e PS4
- CS:GO e Dota 2 têm sistema contra cheats e hacks; veja como VAC funciona
- Como usar o tradutor no Google Now a um Toque
- Blocos de Carnaval 2020 SP: como encontrar bloquinhos com o app Quicko