O WhatsApp permite editar as informações da verificação em duas etapas do aplicativo a qualquer momento. Usuários podem alterar o código para não esquecer da combinação, ou mudar o e-mail cadastrado para recuperação da senha. Além disso, é possível desativar completamente o recurso e eliminar os pedidos de PIN.
O sistema de segurança é responsável por solicitar o desbloqueio periodicamente e sempre que o app é reinstalado para combater invasores. O recurso impede que terceiros acessem suas mensagens mesmo que sua linha telefônica seja comprometida. O procedimento para modificar o sistema de verificação do WhatsApp foi reproduzido em um Galaxy S8 com Android 8 Oreo.
Veja como alterar o código e outros dados de verificação do WhatsApp (Foto: Paulo Alves/TechTudo)
Acesse as configurações da conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Toque em “Verificação em duas etapas” para acessar as três opções e modificações do recurso.
Altere as informações da verificação do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Toque em “Alterar PIN” para alterar o código de desbloqueio do WhatsApp. Digite a nova combinação duas vezes para confirmar a mudança.
Modifique o código de desbloqueio do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Ao selecionar “Alterar endereço de e-mail”, é possível informar um novo endereço para receber o link de redefinição da verificação em duas etapas. O usuário deve ter acesso ao e-mail para desbloquear o WhatsApp em caso de esquecimento da senha.
Altere o e-mail para recuperação do WhatsApp em caso de esquecimento do código (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Para eliminar qualquer risco de ter o WhatsApp bloqueado, seja por esquecimento da senha ou falta de acesso ao e-mail cadastrado, desative completamente a verificação em duas etapas. Lembre-se que, ao fazer isso, suas mensagens poderão ser acessadas por invasores em caso de clonagem do número de telefone.
Desative o recurso para remover a solicitação de código no WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)