A Alphabet, empresa dona do Google, já consegue enviar dados por meio do projeto Loon – rede de Internet por balões que está em fase de testes. Segundo uma postagem oficial da companhia, a tecnologia possibilitou o envio de dados entre sete unidades diferentes, com cobertura de uma distância de mil quilômetros, novo recorde em transmissões do tipo.
Além disso, os balões da rede estavam separados por mais de 600 quilômetros cada – número que também supera um recorde anterior de transmissão entre pontos a 100 quilômetros de distância um do outro. Nas linhas a seguir, confira mais novidades sobre o projeto Loon, que promete levar conexão à Internet mais barata para lugares distantes por meio de balões.
Os testes foram conduzidos ao longo do mês passado nas regiões montanhosas dos estados de Nevada e Califórnia, nos Estados Unidos. A promessa é de que o serviço comece a ser implementado comercialmente no ano que vem.
Como funciona?
Na prática, o anúncio mostra que os balões são capazes de construir uma rede entre si, trocar informações e, de quebra, fornecer conectividade de rede para pontos localizados na superfície. No solo, o usuário poderia se conectar à rede por meio de um sinal de velocidade 4G, que seria oferecido nas áreas alcançadas pelas antenas dos balões.
As novidades são importantes para tirar o Projeto Loon do papel e atender à sua grande ambição de oferecer acesso barato e estável à Internet em localidades remotas da Terra. A tecnologia seria útil, inclusive, em situações de catástrofe, como a crise humanitária em torno do furacão Maria, que destruiu Porto Rico, além de deixar várias regiões incomunicáveis, em setembro de 2017.
Além da iniciativa da Alphabet, o Facebook também investiga métodos de expandir a cobertura de Internet por todo o planeta a um baixo custo, mas