O Oppo Find X, celular chinês que tomou conta do noticiário internacional por conta da inovadora câmera deslizante, deve ganhar uma edição turbinada com 10 GB de memória RAM - tornando-o primeiro smartphone equipado com esta capacidade. Com tela quase sem bordas, o dispositivo ganhou notoriedade pelo design futurístico aliado com uma ficha técnica de ponta, que inclui o processador Snapdragon 845 e câmera dupla de 20 MP e 16 MP. A nova versão, que deve repetir as especificações da edição simples, deve contar com 256 GB de armazenamento interno e preço em torno de 7.999 yuans, aproximadamente R$ 4.674 em conversão direta e sem impostos.
O Find X não está disponível no Brasil, mas pode ser importado. Confira, nas linhas abaixo, o que esperar da edição turbinada do aparelho.
A disposição da tela no Find X é o que mais chama a atenção no design do aparelho. Com um display AMOLED que cobre incríveis 92,25% da parte frontal, o aparelho faz jus à chamada "tela infinita" e ainda traz bordas curvas nas laterais. No formato 19,5:9, o visor de 6,4 polegadas tem resolução de 2340 x 1080, que entrega a boa densidade de 401 pixels por polegada (ppi).
Com vidro Gorilla Glass 5 na parte traseira e frontal, o aparelho tem 9,4 mm de espessura e pesa 184 gramas. O ponto negativo fica para a inexistência de qualquer resistência à água, algo presente na maioria dos aparelhos atuais. As cores disponíveis são vermelho e azul.
Conjunto de câmeras
O principal destaque do aparelho é a câmera deslizante, que fica oculta quando não está em uso. Um compartimento é acionado de maneira automática quando o app de câmera do aparelho é aberto, mostrando tanto as lentes traseiras quanto a frontal. A abertura do mecanismo também ocorre automaticamente para realizar o reconhecimento facial.
Com câmera dupla, o Oppo Find X traz na câmera traseira dois sensores de 20 MP e 16 MP, ambos com abertura de f/2.0. O conjunto é capaz de fotografar com o popular efeito bokeh, que desfoca o fundo das fotos. As selfies são feitas com 25 megapixels.
Desempenho e armazenamento
A edição turbinada deve seguir com as mesmas especificações da versão tradicional, apenas com o upgrade de 10 GB de memória RAM, substituindo os já impressionantes 8 GB. O aparelho sai de fábrica com o Snapdragon 845, o chipset mais potente da Qualcomm na atualidade. Com estes números, o Find X tem capacidade de garantir uma experiência fluida e sem qualquer tipo de travamento.
No armazenamento, a edição mais potente viria equipada com 256 GB de memória interna. A edição comum pode ser adquirida com 128 GB ou 256 GB. Não há informações sobre a possibilidade de expansão via cartão microSD - algo que já não estava presente na linha.
Bateria
Equipado com o sistema de carregamento rápido, o Find X tem bateria de 3.730 mAh - número superior aos 3.500 mAh do Galaxy S9 Plus, carro-chefe da Samsung. Segundo a fabricante, esta capacidade deve ser suficiente para manter o dispositivo um dia inteiro longe das tomadas.
Sistema operacional
O Android Oreo 8.1 é o sistema operacional que vem instalado no Find X. Com foco em segurança e otimização de bateria, o sistema da Google funciona no aparelho sob a interface Color OS 5, desenvolvida pela Oppo. Não há informações sobre uma possível atualização para o Android 9 Pie, recentemente lançado.
Recursos adicionais
O Oppo Find X é dual SIM, ou seja, aceita dois chips de operadoras simultaneamente. O aparelho ainda conta com Bluetooth 5.0 e entrada USB-C. Sem leitor de impressões digitais, o dispositivo investe no já mencionado sistema de reconhecimento facial. O recur
... so aciona o módulo onde fica a câmera de maneira automática e é capaz de reconhecer até 15 mil pontos da face.
Ficha técnica do Oppo Find X
Tela: 6,4 polegadas
Resolução de tela: 2340 x 1080 pixels
Processador: Snapdragon 845 (octa-core de 2,8 GHz)