O Instagram anunciou nesta quarta-feira (9) novas formas de combater o bullying dentro da plataforma. A rede social utilizará inteligência artificial para identificar legendas e comentários depreciativos em fotos e vídeos postados no feed. Além disso, o Instagram adicionou filtros de comentários nas lives e também lançou um novo filtro de rosto nos Stories em campanha contra o bullying.
A rede social anunciou que passará a utilizar machine learning, uma tecnologia que envolve programação de sistemas e inteligência artificial, para detectar automaticamente comentários e legendas depreciativos, mesmo se o conteúdo não tiver sido denunciado no aplicativo. De acordo com o Instagram, a medida visa a remover uma quantidade maior de conteúdo abusivo, já que muitas pessoas vivenciam ou visualizam o bullying, mas acabam não denunciando. Essa novidade estará disponível nas próximas semanas na rede social.
O novo filtro de comentários ofensivos em lives detectará e ocultará automaticamente conteúdos que tenham ou incentivem o bullying. Essa opção já estava disponível nas publicações do feed, da aba explorar e dos perfis dos usuários, e agora está também em transmissões realizadas no mundo todo. As opções de configuração permitem que os comentários impróprios sejam bloqueados automaticamente durante a live, e o responsável pelo vídeo ao vivo também pode pré-definir palavras que serão banidas da transmissão.
Novo filtro para Stories
O novo filtro dos Stories é chamado de “Spread Kindness” (espalhe gentileza, em tradução livre) e, quando ativado na câmera frontal, mostra fixo na tela um emoji com olhinhos de coração e vários corações coloridos flutuando. O efeito também incentiva o usuário a marcar um amigo e compartilhar o sentimento com ele. Quando ativado na câmera traseira, o filtro tem outra animação. Ele mostra diversos comentários gentis escritos em vários idiomas, espalhados por todo o ambiente ao redor. São exibidas palavras como “gentileza” e “amabilidade”.
O novo efeito foi criado em parceria com a dançarina, atriz e modelo norte-americana Maddie Ziegler, que já sofreu bullying online e se tornou uma ativista do assunto, com o objetivo de propagar a positividade dentro da rede social. Para que o efeito seja liberado, basta seguir a atriz no Instagram, ou tocar em "experimentar", no canto superior esquerdo da tela, quando assistir a um Stories que use o filtro.
... maiores vítimas de bullying, corram perigo online.
As mudanças anunciadas hoje foram lançadas globalmente em homenagem ao Mês Nacional de Prevenção de Bullying nos Estados Unidos, à Semana Anti-Bullying no Reino Unido e aos esforços anti-bullying no mundo todo.