A Apple corrigiu o polêmico emoji de bagel na quarta atualização da versão beta do iOS 12.1 para iPhone e iPad. A figurinha exibia o pão aberto e sem recheio e foi alvo de críticas devido ao seu aspecto nada apetitoso e bem artificial. O novo desenho agora exibe um sanduíche bastante realista, preenchido com cream cheese. “Alguém tirou a foto de um bagel? Isto está muito detalhado”, comentou no Twitter Jeremy Burge, criador do site Emojipedia e primeiro a notar a novidade.
Apesar de a polêmica ter atingido somente a Apple, o site Emojipedia lembrou que, devido às diferenças de design entre os fabricantes, o lanche é representado de formas diversas em cada plataforma. Nas versões do Twitter e do Google, há recheio, enquanto nos exemplares da Samsung e da Microsoft, se vê somente o pão puro. Todos apresentam aspectos bastante artificiais.
A controvérsia fez tanto barulho que chamou a atenção de uma popular marca de queijo cremoso, que postou sua própria versão do bagel recheada com o produto, seguida de uma enquete. A brincadeira resultou até mesmo em uma petição online no site change.org, que angariou mais de 1300 assinaturas.
O emoji de bagel foi aprovado como parte do Unicode 11.0 e adicionado ao Emoji 11.0 em 2018. As datas nas quais serão disponibilizados variam de acordo com as empresas. Na época do anúncio, a Emojipedia divulgou que a previsão para que o pacote chegasse ao Twitter, EmojiOne, Facebook e Microsoft seria até agosto; aos aparelhos com sistemas da Apple e do Google entre setembro e dezembro; e nos dispositivos Samsung no início de 2019. Em relação ao WhatsApp, não havia estimativa.
Outros emojis polêmicos
O bagel não foi a primeira “polêmica alimentar” no universo dos emojis. Em 2017, a figurinha de hambúrguer do Google incomodava muitos usuários, porque exibia o queijo embaixo da carne, enquanto todas as outras empresas o tinham por cima. Além disso, o desenho da cerveja da fabricante também desagradava, por apresentar espuma no topo, mesmo com o líquido estando pela metade da caneca. A correção ocorreu em dezembro do mesmo ano, dois meses depois do lançamento.
Outra comida que causou controvérsia foi o cookie visualizado pelos usuários de dispositivos da Samsung. Nos aparelhos da marca, em vez de um apetitoso biscoito com gotas de chocolate, era exibido um do estilo água e sal. A alteração só ocorreu com a atualização do Samsung Experience 8.5 para o 9.0.
O ícone da paella também precisou ser revisado. O emoji da Apple continha ingredientes que não condiziam com a re
... ceita original do prato criado em Valência, na Espanha. Por isso, poucos meses após o lançamento, os camarões e peras foram substituídos pelo frango e feijões-de-lima (ou verdes).