O WhatsApp tem sido usado com principal canal de divulgação de notícias falsas, as fake news, principalmente, durante as Eleições de 2018. Para combater a prática, o mensageiro confirmou o banimento de milhares de contas suspeitas nesta sexta-feira (19). Essa medida veio ao encontro de quatro outros esforços da rede social desde julho: o limite de encaminhamento de mensagens, aviso sobre quando um texto ou arquivo é encaminhado, denúncia de usuário ou conteúdo impróprio e incentivo a pesquisadores para estudarem o fenômeno.
A atenção da plataforma ao Brasil se deve ao pleito presidencial, a ser definido no segundo turno de votação, no dia 28 de outubro. Para entender os investimentos em segurança do WhatsApp, o TechTudo listou cada uma dessas medidas para evitar as perigosas fake news.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A suspensão dos perfis nesta semana vem após a cobrança pública dos professores Fabrício Benevenuto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pablo Ortellado da Universidade de São Paulo (USP), da ONG Safer Net, e de Cristina Tardáguila, diretora da Lupa, uma das agências contratadas pelo Facebook para checar fatos publicados na plataforma. A rede social também está envolvida em uma polêmica eleitoral, publicada no jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira (18). O texto denuncia a contratação ilegal de disparos de mensagens contra o Partido dos Trabalhadores (PT) por meio do aplicativo.
1. Restrição de compartilhamento de mensagens no Brasil
Em julho deste ano, o mensageiro anunciou que, para combater as fake news, iria limitar o número de pessoas para o qual uma mesma mensagem poderia ser encaminhada. No Brasil, a novidade chegou em agosto, inicialmente, para usuários Android, web e PC (Windows) e passou a restringir o redirecionamento de conteúdos para, no máximo, 20 pessoas simultaneamente. Antes, esse limite era de mais de 200 contatos.
À época, o WhatsApp informou em nota que a medida visava melhorar a segurança e privacidade dos usuários e que ajudaria a "manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas". A medida teve início na Índia, após o registro de mais de 20 mortes nos últimos meses em decorrência de boatos espalhados por meio da aplicação.
2. Aviso de encaminhamento
Também em julho deste ano, o app começou a avisar aos usuários de celulares com sistema Android e iPhone (iOS) quando recebiam um conteúdo encaminhado de outra conversa. A etiqueta "Encaminhado" passou a ser exibida no topo do balão de diálogo e tornou mais fácil identificar se o contato realmente era o autor da mensagem ou o arquivo era proveniente de outra pessoa. Na nota de divulgação da novidade, a companhia relembrou a importância de ponderar antes de enviar para outros materiais produzidos por terceiros. "Encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas", explicou em comunicado oficial.
3. Denúncia de conteúdos impróprios e contatos
Com o foco na segurança de seus usuários, o WhatsApp fornece uma função para denunciar fake news por meio do próprio app. Além disso, o usuário também pode entrar em contato com o serviço para reportar o comportamento indevido. Então, a rede social solicita que sejam enviadas informações completas e prints sobre o ocorrido, para facilitar a comprovação do caso. Essas exigências são necessárias, pois a plataforma não tem acesso às mensagens, por conta da criptografadas de ponta a ponta. Esse processo é feito de forma distinta em cada sistema:
- Android: WhatsApp > Botão de Menu > Configurações > Ajuda > Contate-nos.
- iOS: WhatsApp > Ajustes > Ajuda > Contate-nos.
- Windows Phone: WhatsApp > mais > Conf
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Android 11 começa a chegar ao Asus Zenfone 6
- Como usar o MeetMe, aplicativo de relacionamento rival do Tinder
- Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda
- Kindle entra em promoção na Black Friday; desconto chega a R$ 100
- Como formatar texto no Gmail para Android
- Como montar times perfeitos no Fifa 16 com o Futhead
- Oculus Rift: veja se PC é compatível com os óculos de realidade virtual
- HyperX lança no Brasil o SSD que promete ser o ‘mais rápido do mundo’
- StarCraft, Tomb Raider e Fallout 4 estão nos lançamentos da semana
- Como mudar a pasta de backup do iTunes no computador