O Facebook anunciou a maior mudança do Messenger, que passa a se chamar Messenger 4. O novo mensageiro é uma versão simplificada do atual, trazendo como foco a facilidade de uso e de navegação. Uma das mudanças mais radicais está no número de abas, que cai de nove para apenas três.
O aplicativo será liberado aos poucos dentro das próximas semanas, tanto no Android quanto no iPhone (iOS), de forma mundial. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Messenger, Stan Chudnovsky. Em coletiva de imprensa realizada nesta desta terça-feira (23), o executivo admitiu que o serviço de mensagens ficou confuso com o passar os anos, e que a medida seria uma forma de fazê-lo voltar a ser simples.
Quer comprar um celular barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
Como mencionado antes, o Messenger 4 terá somente três abas. A guia "Bate-papos" reunirá conversas individuais e em grupo, trazendo também botão de atalho para captura de fotos e vídeos. Na aba "Pessoas", o usuário pode ver a lista completa de amigos, assistir às Histórias do Messenger Day e ver os contatos que estão online.
A terceira e última guia é a "Descobrir". Ali, é possível encontrar perfis famosos e empresas, jogar Instant Games, ler notícias e tarefas do gênero. As três opções terão campo de busca no topo da tela, garantindo mais facilidade na hora de encontrar chats, contatos e outros conteúdos dentro do aplicativo.
A janela das conversas também foi redesenhada. O novo recurso chamado "Gradiente de cores" permitirá personalizar os balões de mensagem com várias tonalidades. Atualmente, o Messenger só permite personalizar o chat com única cor sólida, aplicada tanto nas mensagens quanto no cabeçalho do bate-papo.
Recursos avançados continuam
Chudnovsky disse durante a entrevista que o Messenger Lite – a versão mais leve do mensageiro desenvolvida para celulares Android mais antigos – serviu de inspiração na contrução do Messenger 4. "Toda vez que você faz um app mais simples, as pessoas passam a usar o aplicativo mais e mais. Nós tentamos pegar esses aprendizados e implementá-los no Messenger 4 também", disse.
Apesar disso é importante não confundir as duas versões. O Lite continuará sendo um app para Android com menos recursos e que, portanto, consome menos dados móveis. Já o Messenger 4 não vai perder nenhuma funcionalidade. A simplificação da interface foi alcançada ao sofisticar as interações do usuário, como, por exemplo, a adição do botão de câmera na aba de bate-papo – o que dispensa uma guia apenas para este recurso.
O novo Messenger permitirá realizar chamadas de voz e vídeo, fazer pagamentos, criar enquetes, compartilhar localização em tempo real e todas as outras opções avançadas presentes na plataforma principal. O app ainda contará com novos recursos, como um modo chamado Dark Mode para reduzir o brilho do telefone, prometido para "um futuro próximo".
Além das estatísticas de uso do Messenger Lite, a mudança na abordagem do mensageiro foi motivada por pesquisas conduzidas pelo Facebook. Um estudo recente mostrou que 71% dos usuários prioriza a simplicidade em um app de mensagens, preferindo essa característica a variedade de recursos ou outros aspectos.
Qual o melhor aplicativo: WhatsApp ou Facebook Messenger? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy Tab S2: Samsung lança tablet com 8” e 9,7” no Brasil
- Perdeu a senha da App Store? veja como recuper?-la
- Como colocar chip no Moto G6
- Clash Royale recebe balanceamento de cartas de janeiro; veja novidades
- Overwatch: cinco curiosidades sobre Sombra, personagem hacker do game
- Crazy Kings, Era do Gelo e mais: veja os jogos para iOS da semana
- Como Word, Excel e PowerPoint vão funcionar com a nova Touch Bar do Macbook
- Twitch: streamer ZeRo é banido após admitir má conduta sexual com menores
- Como usar UberEATS para pedir comida rapidamente no Android e iPhone
- Impressora 3D com bateria autônoma promete energia em qualquer situação