É difícil passar a Black Friday sem alguns problemas nas compras com desconto e este ano não é diferente. O portal ReclameAQUI contabilizou 4.058 queixas deixadas pelos consumidores entre as 11h de quarta-feira (21) e as 16h desta sexta-feira (23). Propaganda enganosa e maquiagem de preço foram os motivos mais citados nas reclamações, representando 16,1% dos casos. Enquanto isso, o ranking de produtos e serviços mais reclamados é liderado por celulares (11%), TVs (5,6%) e passagens aéreas (4,8%).
Outro dado que chama atenção no monitoramento é o volume de reivindicações na tarde de hoje. O período foi agitado: os usuários fizeram em média 230 queixas por hora. Houve um aumento em relação a madrugada, considerada "hora do rush" das reclamações. Da 0h à 1h, por exemplo, o site teve 126 registros.
De acordo com o site de reclamações, ainda é preciso aguardar o final oficial da Black Friday para um balanço geral, mas já pode-se dizer que a edição de 2018 teve um crescimento de contestações em comparação ao ano anterior.