A gigante russa de internet Yandex, dona do equivalente ao Google por lá, revelou o início das vendas de um smartphone próprio: o Yandex.Phone. O celular intermediário vem equipado com sistema próprio baseado em Android 8.1 (Oreo) e traz apps desenvolvidos pela companhia, como de mapas e previsão do tempo. Também utiliza uma assistente virtual incomum nas Américas: a Alice. O aparelho de 5,65 polegadas custa 17.990 rublos, o que equivale a R$ 1.036.
O celular traz Snapdragon 630, mesmo chip presente no Moto G6 Plus e Sony Xperia XA2, por exemplo. A ficha técnica fica completa com memória RAM de 4 GB, armazenamento de 64 GB e suporte a cartão de memória. O aparelho conta ainda com câmera traseira dupla de 16 megapixels + 5 megapixels, enquanto a frontal tem 5 megapixels. Há ainda leitor de impressão digital e NFC.
No quesito aplicações e serviços, a Yandex deve favorecer os seus próprios em detrimento aos do Google, a começar pela assistente virtual. A Alice foi lançada pela empresa em 2017 e pode ser encontrada em um alto-falante inteligente da marca.
A fala de Fedor Yezhov, vice-presidente corporativo de produtos ecossistêmicos da fabricante, deixa essa escolha mais evidente: “Os usuários podem interagir com Alice e os aplicativos Yandex mais amplamente utilizados de uma nova maneira neste telefone. Totalmente integrada ao telefone, a Alice oferece aos usuários acesso abrangente aos aplicativos Yandex”.
Google x Yandex
O Yandex.Phone chega ao mercado quase três anos depois da vitória da companhia russa sobre o Google. No processo, a Yandex acusava a corporação norte-americana de dificultar que outras empresas criassem serviços concorrentes no Android, os obrigando a utilizar os apps do Google, como o Gmail, Google App e a loja de aplicativos Google Play.
Derrotado, o Google foi proibido pela Justiça de restringir a oferta de aplicativos terceiros, incluindo mecanismos de pesquisa. Além disso, a empresa passou a ter que oferecer uma espécie de janela de
O Yandex.Phone começou a ser vendido nesta semana na loja da fabricante em Moscou e, em breve, deve chegar a varejistas do país.
Via Venture Beat e Engadget
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mi Watch vaza na web e choca público pela semelhança entre Xiaomi e Apple
- Jump Force anuncia beta aberta e grátis para o público em janeiro
- Apple Maps inclui opini?es de usu?rios do Booking e do TripAdvisor
- Multilaser lança tablet M9 Quad Core
- Detector de plágio: programa grátis verifica cópia de trabalho acadêmico
- Notebook HP com Core i3: conheça todos os modelos à venda no Brasil
- Como parar de ver posts e fotos sobre um evento no Facebook
- Site simula update sem fim no Windows, evita curiosos e faz pegadinhas
- Como desinstalar o Segurazo Antivírus
- Drone com fotos e vídeos ao vivo promete substituir o pau de selfie