As lan houses gamer foram um verdadeiro fenômeno dos anos 90 e 2000. Como na época a Internet no Brasil ainda era cara e de baixa qualidade, o serviço tornou-se popular ao oferecer boa conexão e diversos jogos, como CS 1.6 e Need For Speed. O sucesso das casas impulsionou, inclusive, o crescimento e desenvolvimento dos torneios de esports. Veja, a seguir, quatro curiosidades sobre as lan houses e o cenário competitivo dos jogos eletrônicos.
1 - Berço dos maiores jogos dos esports
Diversos jogos de sucesso nos esports conquistaram o público casual nas lan houses dos anos 90 e 2000. Um dos games mais emblemáticos dessa geração é o Counter-Strike (nas versões 1.5 e 1.6). O título estava presente em praticamente todas as lan houses do Brasil, marcou presença no competitivo e a franquia continua viva até hoje com Counter Strike: Global Offensive (CS:GO).
Além do FPS da Valve, DotA 2, World of Warcraft tinham presença garantida nas lan houses. StarCraft, jogo de RTS da Blizzard, também fez sucesso e continua vivo até hoje no cenário competitivo. No universo dos simuladores de futebol, vale citar a franquia PES.
Impulsionamento do esporte eletrônico
Jogar casualmente em lan houses era algo muito comum. O hábito, no entanto, impulsionou o surgimento dos esports e transformou o que era apenas diversão em um trabalho. Assim, diversas lan houses do Brasil e do mundo começaram a produzir torneios, iniciativa importante para o desenvolvimento dos esports nos anos 2000.
No Brasil, um caso emblemático é o da rede de lan houses Monkey Paulista. A franquia começou a produzir torneios de CS na sua matriz e, com o sucesso dos eventos, levou as competições para as suas demais lojas.
Palco de grandes torneios
Fazer torneios em lan houses tornou-se um negócio lucrativo e tendência. Assim, os campeonatos que começaram a surgir no início dos anos 2000 deram certo e cresceram na década seguinte. Um exemplo é o da lan house MAX5, que em 2016 realizou o MAX5 Invitational. A competição contou com a participação de grandes equipes do cenário de Counter-Strike: Global Offensive e teve prêmio total de mais de R$ 38 mil.
O torneio foi vencido pela Luminosity Gaming, que na época contava com os jogadores Gabriel “FalleN” Toledo, Marcelo "coldzera" David, Epitácio “TACO” de Melo e Lincoln "fnx" Lau. Posteriormente, esses mesmos atletas ganharam o mundo e conquistaram os maiores títulos do CS:GO para o Brasil.
Lan houses hoje em dia
Apesar das lan houses não serem vistas no Brasil com a mesma frequência do início da década de 2000, elas ainda existem por aqui. Com a popularização da Internet, as casas foram obrigadas a se renovarem e oferecerem outros tipos de serviços. Nesse sentido, os esports foram vistos como uma oportunidade para os estabelecimentos, que continuaram a promover torneios e passaram oferecer estruturar para bootcamps de times.
O Rocketz Space, localizado em São Paulo, por exemplo, se autointitula um gaming center e oferece diversos tipos de comodidades, como realização de bootcamps. Já a Max Arena (antiga MAX5), ainda disponibiliza os serviços tradicionais das lan house, além de ser palco de diversos eventos do mundo competitivo.
Fora do Brasi
Via League of Legends, Liquipedia, G1 e Bczzfps
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Free Fire: cinco dicas para subir de ranking e pegar patente mestre
- Acer Swift 7 ou Asus Ultrabook UX330UA: qual o melhor notebook com i7
- iMessage chega ao iOS 10 com funções inéditas; conheça todas as novidades
- Como baixar apps do Windows 10 no pendrive ou cartão de memória
- Como criar um Atlas Pass em No Man's Sky para abrir portas e baús
- Saiba como derrotar Delilah, a chefe final do jogo Dishonored 2
- Como adicionar cartões em transmissão ao vivo pelo YouTube
- Bot para WhatsApp: 7 perguntas e respostas sobre robôs no app
- Notebook Multilaser é bom? Confira as opções da marca à venda no Brasil
- Snapchat lança novo filtro de rosto que reage a som