Os robôs aspiradores de pó são uma boa solução para quem precisa limpar a casa mas não tem muito tempo em meio à rotina. Durante a CES 2019, feira de eletrônicos que aconteceu na última semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, dois modelos chamaram a atenção: o Deebot Ozmo 960 e o Ironpie. Os aparelhos trazem design comum em relação a outros produtos concorrentes, mas contam com alguns recursos que prometem facilitar ainda mais a vida do usuário.
Ambos funcionam com inteligência artificial e têm Google Assistente e Amazon Alexa integradas, permitindo ao usuário controlar o dispositivo por meio de comandos de voz. Além disso, os produtos têm recursos próprios para reconhecer o espaço e objetos estranhos pelo chão.
O modelo também traz um mecanismo de identificação: a tecnologia AIVI (Artificial Intelligence and Visual Interpretation, em inglês) para reconhecer não somente o espaço, mas também os objetos espalhados por ele. Dessa forma, o robô identifica possíveis cabos, chinelos, tapetes, entre outros possíveis obstáculos na limpeza de um cômodo. A fabricante promete ainda que o recurso melhore com o tempo, além de se adaptar a diferentes lugares.
Outra função interessante é a possibilidade de controlar o dispositivo por meio de comandos de voz. Assim como diversos produtos exibidos durante a CES 2019, o Ecovacs conta com as assistentes Alexa e Google Assistente, de Amazon e Google, respectivamente.
Ironpie m6
O dispositivo da Trifo pode identificar objetos pelo chão por meio do TIRVS (Trifo Intelligent Robotics Vision System, em inglês). A tecnologia promete relacionar percepção e poder de decisão no robô, funcionando junto ao processador ARMv8 para evitar problemas na hora de limpar. Além disso, o modelo conta com recursos para mapear o ambiente, saber os locais da casa em que já passou e cerca de 100 minutos de bateria.
O robô aspirador também pode ser usado como uma espécie de câmera de segurança. Por meio de um aplicativo próprio, é possível acompanhar o que as lentes do dispositivo estão capturando e até programar uma rota de vigilância durante c
... erto período. A fabricante afirma que o suporte às assistentes virtuais Google Assistente e Amazon Alexa vão chegar ainda no primeiro semestre de 2019.