O WhatsApp confirmou o novo limite de encaminhamento de mensagens nesta segunda-feira (21). A partir de hoje, usuários do mensageiro disponível para Android, iPhone (iOS) e Web conseguirão enviar o mesmo conteúdo para apenas cinco contatos por vez. Em resposta ao TechTudo, o WhatsApp afirma que a novidade "vai ajudar a manter o aplicativo focado em mensagens privadas com contatos próximos".
No Brasil, o WhatsApp é canal recorrente de golpes que usam truques de engenharia social para atrair vítimas com mensagens mencionando promoções falsas de marcas famosas – tática conhecida como phishing. Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. "Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas", disse a empresa.
Antes de limitar o encaminhamento de mensagens, o WhatsApp já havia melhorado a ferramenta de denúncia com foco em fake news, e removido o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. Também havia começado a avisar quando uma mensagem foi encaminhada. Porém, o recurso ainda não oferece a mesma quantidade de informações que o rival Telegram: no aplicativo de origem russa, é possível saber exatamente qual usuário criou a mensagem.
Em comunicado enviado ao TechTudo, o app de mensagens instantâneas garante que o combate ao spam será aprimorado no futuro. “Continuaremos a ouvir o retorno de nossos usuários sobre sua experiência no app, e com o tempo, procuramos novas maneiras de endereçar a questão do conteúdo viral”, diz a empresa em nota.
O que diz o WhatsApp
"O WhatsApp avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de seis meses. O limite de encaminhamento reduziu significantemente o encaminhamento de mensagens no mundo todo. Co
... meçando hoje, todos os usuários da última versão do WhatsApp podem encaminhar apenas cinco mensagens por vez, o que vai ajudar a manter o WhatsApp focado em mensagens privadas com contatos próximos. Continuaremos a ouvir o retorno de nossos usuários sobre sua experiência no app, e com o tempo, procuramos novas maneiras de endereçar a questão do conteúdo viral."