O Messenger Lite é uma versão simplificada do Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook. Assim como o app original, o serviço permite fazer ligações e mensagens gratuitas e, por isso, ele é uma boa opção para se conectar com as pessoas de forma instantânea. A ferramenta grátis está disponível exclusivamente para baixar no Android, ou seja, não é possível fazer download em iPhone (iOS), da Apple.
O intuito da plataforma alternativa é atender a aparelhos com menor desempenho, sem dispensar as funções principais do Messenger, como as mensagens de texto e chamadas de voz e vídeo. Além disso, ele é útil para locais com fraca conexão de Internet, pois não exige tanto do pacote de dados do celular em relação à ferramenta padrão. Para ajudar os interessados a solucionarem suas dúvidas, o TechTudo preparou uma lista com as principais características do Messenger Lite.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. O que é?
O Messenger Lite é a versão mais leve do Facebook Messenger. Ele foi desenvolvido para ser instalado em celulares mais antigos, assim como para funcionar melhor em lugares com conexão de Internet lenta. Isso porque o aplicativo consome menos dados e exige menos do processamento do aparelho em relação à plataforma original. Dessa forma, o investimento nessa versão alternativa traz vantagens para os usuários com aparelhos de menor performance operacional.
2. Para quais sistemas o Messenger Lite está disponível?
O aplicativo é exclusivo para celulares com sistema do Google. Ele roda em aparelhos com a versão do Android 2.3 (Gingerbread), lançada em 2010, ou superior. No Brasil, o Messenger Lite está disponível desde maio de 2017.
3. Qual a diferença para a versão normal do Messenger?
O mensageiro Lite tem menos recursos que o Messenger padrão. Por outro lado, ele consome menos armazenamento, dados móveis das redes 3G/4G e exige menos do hardware do celular. Essa é o principal destaque do aplicativo, que funciona melhor mesmo em situações mais instáveis.
O espaço exato varia de acordo com o dispositivo. Para efeito comparativo, vale notar que ele ocupa 17,89 MB em um smartphone Moto G5S Plus com Android 8 Oreo, enquanto o aplicativo padrão gasta 106 MB no mesmo aparelho – uma diferença considerável de espaço.
A lista de recursos ausentes no Messenger Lite inclui edição de fotos, os jogos do Instant Games, uso de extensões, envio de localização e criação de planos e enquetes e, também, de conversas secretas, entre outros menos populares. Outras funções que originalmente não estavam presentes na versão simplificada da plataforma chegaram depois. Em 2018, o Facebook incluiu as videochamadas no Lite, assim como a capacidade de enviar de vídeos, visualizar GIFs animados e personalizar janelas de conversas individuais e em grupo.
4. Como baixar o Messenger Lite?
O funcionamento é idêntico ao do Messenger integral. Basta entrar na loja de aplicativos
Assim como a versão padrão do Messenger, o Lite pode ser usado também por quem não tem conta no Facebook. Nesse caso, o usuário deve tocar no link "Não está no Facebook?" e fazer o cadastro com o número de celular.
Qual é o melhor aplicativo do seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mortal Kombat 11: veja os cinco lutadores mais fracos do metagame
- Pré-venda limitada do PS5 inicia mesmo sem preço; saiba como funciona
- PS4: aprenda a usar o PS Vita como um controle adicional no console
- Uber lança recurso para verificar dados de motorista antes do embarque
- iPhone vs celulares top: conheça os pontos fortes do lançamento da Apple
- Fifa 17: EA revela 10 novos Legends para o game
- Como cancelar a assinatura do Microsoft Office 2016?
- Amnesia: Rebirth e expansão de Pokémon estão nos lançamentos da semana
- Fifa 16: descubra quais são as melhores seleções femininas do jogo
- Moto G Turbo ou Moto X Play: comparamos os celulares da Motorola