A Onyx Studio 5 é a nova caixa de som da Harman Kardon, grupo das marcas JBL e da AKG, que chega ao Brasil nesta semana. Lançado em agosto de 2018 nos Estados Unidos, o aparelho chega com preço sugerido de R$ 1.499 para substituir a Onyx Studio 4. A fabricante promete ótima experiência de áudio e design diferenciado, o que explica o alto custo.
À primeira vista, a principal diferença entre a Onyx Studio 5 e sua antecessora fica por conta do tamanho. A nova versão é alguns centímetros maior, mas deve ocupar menos espaço por conta de seu design diferente. O novo visual também traz uma alça em alumínio, que facilita o transporte, e um revestimento em tecido para proteger os alto-falantes.
Outra diferença está na parte interna. Enquanto a Onyx 4 possuía dois tweeters de 20 mm (para sons agudos) e dois woofers de 75 mm (para sons graves), a Onyx 5 vem apenas com um tweeter de 25 mm e um woofer de 120 mm. Por conta disso, a caixinha tem menos potência nominal máxima (50 W RMS contra 60 W RMS, quando conectados na tomada).
Com relação às outras especificações técnicas, o dispositivo mantém a resposta de frequência entre 50 Hz e 20 kHz e relação sinal-ruído de 80 dBA do modelo anterior. O acessório da Harman também tem bateria de pouco mais de 3.000 mAh, com capacidade para até oito horas de reprodução contínua e tempo de recarga de cinco horas.
Em termos de recursos, a caixa de som da Harman Kardon não traz grandes novidades. Uma de suas funções é o Dual Sound, que permite combinar duas Onyx Studio 5 para reproduzir a mesma música de forma simultânea, semelhante ao que dispositivos de outras marcas já fazem. Já o chamado Bluetooth Streaming permite que até dois smartphones se conectem ao speaker ao mesmo tempo e controlem a ordem das músicas que serão tocadas.
Ficha técnica — Harman Kardon Onyx Studio 5
Lançamento: Fevereiro de 2019
Preço sugerido: R$ 1.499
Alto-falantes: 1 woofer de 120 mm e 1 tweeter de 25 mm