A Momo do WhatsApp supostamente estaria aparecendo em vídeos do YouTube para instruir crianças a se matarem ou cometerem atos violentos contra si mesmas. Elas também seriam encorajadas a manter o conteúdo em segredo dos pais. Há rumores de que a imagem da mulher apareceu em um vídeo com a Peppa Pig, personagem de desenho infantil, no YouTube Kids. Em resposta à polêmica, o YouTube afirmou que não há evidência sobre a existência do desafio "Momo Challenge" na plataforma. A rede social também recomenda que os usuários denunciem esse tipo de conteúdo, que é proibido pelo site. Nesta sexta-feira (1), a empresa disse ao The Verge que não exibe mais anúncios em vídeos sobre a Momo.
A Momo do WhatsApp, que se tornou viral em 2018, é considerada por autoridades como um hoax, uma farsa que circula na Internet. Especialistas e defensores de segurança infantil afirmam que não existem evidências sobre a ameaça. Apesar disso, é importante monitorar os filhos na Internet e alertá-los sobre os perigos no ambiente virtual.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Entenda a volta da Momo
O rumor começou com uma publicação de uma mãe em um grupo do Facebook destinado à residentes de Westhoughton, na Inglaterra. O post se refere a uma história que ela ouviu de seu filho na escola. A postagem ganhou bastante repercussão na Internet e foi divulgada por jornais locais, além de ser reproduzida em vários países.
A polícia e diversas escolas britânicas também se posicionaram sobre o caso e alertaram a respeito dos possíveis riscos do desafio Momo. A escola primária Hull fez um post polêmico na sua página do Facebook, alegando que o viral está “invadindo programas infantis”, sem evidências.
De acordo com defensores de segurança infantil, houve poucas evidências para a divulgação do boato no Facebook e comentários oficiais da polícia e escolas britânicas. Apesar disso, eles alertam para as preocupações legítimas sobre segurança infantil online.
Em resposta, o YouTube publicou no Twitter que não tem evidências recentes de vídeos promovendo o desafio Momo em sua plataforma e recomendou aos usuários que esse tipo de conteúdo seja denunciado. “Queremos esclarecer algo sobre o Desafio Momo: não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos que incentivam desafios prejudiciais e perigosos são contra nossas políticas”.
Vale lembrar que, em 2017, veio à tona um fenômeno parecido chamado de Baleia Azul que supostamente levou a 130 suicídios de adolescentes na Rússia.
Entenda o que é a Momo
Momo é um suposto personagem maligno atribuído a um número do Japão (+81) que pode ser contactado pelo WhatsApp. Assim, crianças e adolescentes poderiam conversar com essa entidade e seriam incitadas a cometerem suicídio ou mutilação. O fenômeno se tornou viral em 2018 e foi noticiado primeiro por jornais espanhóis. Na v
Via The Guardian, YouTube e The Verge
Como desvincular uma conta do WhatsApp de um celular? Usuários respondem no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aprenda a desativar o ‘Buscar meu iPhone’ no iOS
- Halo 3 ODST: remasterização chega para The Master Chief Collection
- Cronograma de postagens no Instagram: como planejar seus posts no app
- Apps para iOS: Takeoff, YouKnow, Mixkit e outros destaques da semana
- Como fazer download de Age of Empires 2 HD Edition e requisitos para PC
- Galaxy A5 e Galaxy A7 2017: Samsung renova celulares intermediários
- Como usar o MailTrack para rastrear e monitorar e-mails
- Call of Duty Modern Warfare ganha novo modo Grind; veja dicas para jogar
- Twitter admite ter compartilhado dados de usuários sem permissão
- Review Xiaomi Mi Box