O pen drive, depois de algum tempo de uso, precisa ser formatado. Alguns programas para baixar no computador fazem uma limpeza ou verificação no dispositivo para mantê-lo como novo ou de fábrica. Uma formatação completa também é capaz de eliminar erros e liberar por completo o espaço. Confira, a seguir, uma lista com cinco opções de gratuitas de programas (simples e avançados) para formatar o pen drive. Os softwares podem ser usados em PC com Windows, macOS e Linux.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Rufus
Com interface em português e bem simples de usar, o Rufus é uma prática e leve solução para quem deseja fazer uma formatação geral no pendrive. O programa também tem outras funções, como fazer um pendrive bootável com arquivo ISO ou disco, FreeDOS ou do tipo não inicializável. Ainda é possível alterar o nome do volume, escolher o tipo de sistema de arquivos (FAT32, FAT, NTFS, UFD e exFAT).
Nas opções avançadas de formatação é possível fazer um procedimento rápido de exclusão de arquivos e limpeza completa e procurar por blocos defeituosos. Depois basta iniciar para formatar. O processo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho de armazenamento do pendrive e quantidade de arquivos salvos. O programa está disponível para Windows de forma gratuita.
2 CCleaner
Apesar de ser conhecido como um software para limpeza do computador, o popular CCleaner também oferece um recurso prático para formatação e limpeza de pendrives. O programa tem versão gratuita em português e está disponível em diferentes formatos: portável, instalação em Windows e em macOS. O recurso fica embutido no menu de "Ferramentas" ao acessar a "Limpeza do dispositivo". Basta selecionar o drive de unidade USB na qual o pendrive está plugado.
O programa permite limpar o espaço livre para eliminar falhas sem apagar os arquivos, ou fazer a formatação completa. O "Analisador de disco" também permite fazer uma pesquisa geral no pendrive, categorizando os arquivos em tipos, como imagens, música, documentos, vídeos. Assim, fica mais fácil saber quais itens estão ocupando o disco, sem precisar apagar tudo.
3. Authorsoft USB Disk Storage Format
Outra opção leve de download e instalação é o Authorsoft USB Disk Storage Format. O programa oferece uma interface em inglês, mas a navegação é bem simples. Ele reconhece automaticamente o pendrive plugado no computador e permite a personalização dos tipos de arquivos do sistema (NTFS, FAT, FAT32 e exFAT). O usuário também podem alterar o nome do disco, fazer uma análise com correção de erros, scanner e verificação de arquivos de erro.
O resultado é exibido em texto, ao final do procedimento, na base do programa. Para concluir, há um botão de formatação completa do disco para uma limpeza completa de todos os arquivos. O tempo do processo depende do tamanho de armazenamento do pendrive e quantidade de arquivos salvos. O software está disponível gratuitamente para Windows, com compatibilidade desde o XP até o mais recente Windows 10.
4. IM-Magic Partition Resizer Free
IM-Magic Partition Resizer Free (resize-c.com) oferece uma interface em inglês, mas fácil de usar. Logo na primeira tela estão identificados todos os discos no PC, inclusive o HD e os pendrives plugados externos. O software mostra informações completas sobre o dispositivo, com armazenamento utilizado e livre, podendo inclusive realizar testes em busca de erros ou ajustar partições defeituosas no pendrive. Ainda é possível alterar o nome do pendrive, explorar configurações atuais para descobrir qual é o sistema de formatação atual, por exemplo, e mais informações avançadas.
O programa ainda permite desfragmentar o disco, o que costuma otimizar em velocidade de
5. FAT32 Format
Para fechar, que tal um programa para formatação especializada no formato FAT32? A ideia do software é ampliar o armazenamento FAT em pendrives ou discos externos para além dos 2 GB. No programa gratuito para Windows, o usuário consegue selecionar os tamanhos de 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB e até 64 GB. Por lá também é possível dar um nome para o pendrive (label) antes de iniciar o processo de formatação em FAT32.
O procedimento é rápido e o software é bem leve para baixar e rodar no computador. Mesmo sendo em inglês, a usabilidade é bem direta e prática para sua função. Lembre-se de fechar todas as janelas abertas e encerrar o uso do pendrive por outros programas antes de iniciar, para não gerar erros.
Como transferir arquivos do Windows para macOS com pendrive? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Três aplicativos sociais que rastreiam sua localização em detalhes; veja
- CS:GO: MIBR perde para Cloud9 em estreia no IEM Katowice Major 2019
- Google Now: nova pesquisa por voz promete reconhecer até sotaque
- Como desligar as notificações do Google Maps no Android
- Processador Intel de 10ª geração: veja diferenças entre Ice e Comet Lake
- Final da LBFF 2020: como assistir aos jogos de Free Fire ao vivo
- CS:GO: FaZe Clan bate Liquid e vence BLAST Pro Series Miami; veja tabela
- Google decreta fim dos celulares de metal; conheça outros materiais usados
- Notebook modular Framework permite trocar todos os componentes em casa
- Como funciona o WhatsApp Business: conheça edição do app para empresas