TVs com sistema Android TV contam com diversos recursos pouco conhecidos. O firmware é uma edição do Android voltada apenas para televisões smart ou media centers. E, assim como nos smartphones, existem funções escondidas que podem melhorar a experiência do usuário e até contornar limitações.
Desde tirar prints de tela até navegar por meio de comandos de voz, o software do Google tem possibilidades interessantes na integração com celulares que utilizem o mesmo sistema base. Confira a seguir 10 truques escondidos do Android TV.
A tela de entrada do Android TV 8.0 conta com carrosséis de conteúdo com sugestões, filmes ainda não assistidos por completo, novidades de catálogo e outros destaques. Se você tem muitos aplicativos instalados, é importante organizar as fileiras para excluir o que não for mais útil e deixar na interface apenas o que importa. Vale também editar a primeira seção, que mostra os principais atalhos de apps: coloque ali os que você mais usa para acesso rápido com um clique.
3. Use o smartphone como controle remoto
Smart TVs e media centers com Android TV acompanham um controle remoto, mas também é possível usar o celular como substituto. Para isso, baixe o aplicativo Android TV no smartphone Android e conecte o aparelho à sua TV via Bluetooth ou Wi-Fi – vale lembrar que os dispositivos devem estar conectados na mesma rede. O programa oferece acesso ao Google Assistente, ponteiros e superfície touch para navegação e permite usar o teclado do dispositivo móvel para digitar na TV com mais agilidade.
4. Tire prints de tela
Assim como o Android no smartphone, o Android TV também é compatível com prints de tela nativos. O recurso, no entanto, depende do suporte da fabricante da TV. Para saber se o seu dispositivo tem o recurso liberado, pressione os botões Volume Para Baixo e Liga/Desliga ao mesmo tempo por alguns instantes e solte. Se a função estiver disponível, o Android TV irá emitir um som de alerta e exibir uma animação indicando que a captura foi realizada.
5. Acesse arquivos da TV no celular ou PC
O Android TV não libera acesso direto aos arquivos armazenados no aparelho sem ajuda de aplicativos. Um deles é o TvExplorer, gerenciador de arquivos que, uma vez instalado na TV, permite abrir vídeos, documentos e prints de tela em outro dispositivo por meio de uma interface web. Basta ativar a função “WiFi Share” e abrir o endereço mostrado na tela em qualquer navegador.
6. Transfira vídeos para a TV via Wi-Fi
Além de obter arquivos que já estão no Android TV, é possível usar o app TV Explorer para fazer o caminho inverso e transferir itens do computador ou celular para a memória da TV. A função serve, por exemplo, para transferir papeis de parede, fotos, documentos e outros arquivos leves. Para conteúdos mais pesados, como vídeos em alta definição, uma alternativa é usar o app ES File Explorer, disponível no Google Play do Android TV.
7. Instale aplicativos não-suportados
O
... Android TV é mais restrito que a versão convencional para celular. O software não tem Google Drive, navegador Chrome ou demais aplicativos sem otimização para a tela grande. No entanto, como a base do sistema é a mesma, todos esses programas são compatíveis via APK. Baixe os arquivos em sites confiáveis como o APK Mirror, habilite a instalação na TV e mova o item para a memória interna da TV usando o TV Explorer. Depois, basta abrir no explorador de arquivos para executar a instalação automática.
8. Expanda o armazenamento com um pen drive
TVs e media centers inteligentes, tipicamente, oferecem pouco espaço de armazenamento interno. Se você tem a intenção de transferir vídeos de sua biblioteca pessoal para o dispositivo, uma alternativa é expandir a capacidade usando um pen drive. No entanto, antes de começar a usar, é preciso configurar o USB como memória interna para garantir que os arquivos serão lidos adequadamente.
9. Espelhe a tela do celular ou PC
O Android TV é compatível com o Google Cast, protocolo que permite transmitir vídeos via Wi-Fi a partir do celular ou do PC. Na prática, isso significa que toda TV com o software do Google traz um Chromecast embutido. A principal vantagem é poder usar apps que não têm app nativo para a TV, como o Globosat Play, que funciona com Chromecast. O recurso também permite espelhar a tela do smartphone ou de qualquer site desktop aberto no Chrome.
10. Conecte fone, caixa de som e outros dispositivos Bluetooth
O Android TV oferece suporte completo a Bluetooth, desde que a TV ou o media center ofereçam a conectividade. Se o recurso estiver disponível, é possível conectar fone de ouvido, caixa de som, mouse, teclado e qualquer outro aparelho Bluetooth. Com esses periféricos instalados, uma TV com Android pode se transformar, praticamente, em um computador completo.