O Android 10 (Q), apresentado no Google I/O 2019, conferência anual da empresa, trouxe uma série de novidades para o sistema operacional. Entre elas, a função de multitarefas Bubble, recursos de resposta inteligente e privacidade, além dos modos escuro e de foco. Segundo o Google, o principal objetivo da atualização é ajudar ainda mais os usuários da plataforma, com foco em três áreas-chave: inovação, segurança e privacidade, e bem-estar digital.
O Android 10 (Q) promete oferecer mais controle sobre seus dados, assim como fornecer ferramentas para auxiliar no equilíbrio do usuário com a tecnologia. Além dessas prioridades, a empresa também foca na acessibilidade com um recurso de legendas ao vivo. As versões beta do sistema operacional – começando com o Beta 3 – estão disponíveis em 21 celulares. Além dos Google Pixel, a plataforma de testes já pode ser instalada em smartphones como Sony Xperia XZ3, Xiaomi Mi 9, LG G8 e Asus Zenfone 5z.
Uma das novidades mais aguardadas pelos usuários do Android, o Modo Escuro promete melhorar o uso do celular e deixá-lo mais confortável em ambientes com pouca luz. Ao ser acionado, a função automaticamente ajusta a tela do smartphone para a cor preta, o que evita problemas de visão devido à luminosidade excessiva. Além disso, o recurso também funciona muito bem para economizar a bateria, porque reduz a capacidade da interface gráfica do smartphone.
2. Privacidade e segurança
Para garantir a privacidade dos usuários do Android – um dos principais objetivos do Google nesta versão do sistema – , esta atualização permite novas configurações de acesso dos aplicativos à localização do aparelho. Isso significa que agora é possível configurar seus apps para que eles não tenham acesso à informação de local quando estão em segundo plano, mas somente quando são utilizados pelo usuário.
3. Função Multitarefa Bubbles
Com o Android 10 (Q), será possível utilizar dois aplicativos simultaneamente, em tela dividida. Isso significa que não é mais necessário trocar de aplicativo para responder uma mensagem, por exemplo. A função multitarefa Bubbles funciona como o Messenger, do Facebook, que deixa uma “bolha” na tela do seu celular, com possibilidade de acesso de forma rápida e fácil. Portanto, a ideia é que o usuário seja alertado por meio dessas bolhas sobre notificações de outros aplicativos.
4. Recurso de legendas ao vivo
Com a acessibilidade em foco, o Google disponibilizou uma ferramenta de Legendas ao vivo, que não precisa de conexão com a Internet para funcionar. Com interface simples, e requerimento de apenas um toque, o sistema é capaz de legendar automaticamente vídeos, podcasts e mensagens de áudio – independente do aplicativo utilizado. Mais de 460 milhões de pessoas com problemas auditivos poderão consumir conteúdo em seus smartphones de forma mais eficiente e inclusiva.
5. Função resposta inteligente
O recurso de resposta inteligente também busca auxiliar o usuário a realizar mais de uma tarefa simultaneamente, e funciona em todos os aplicativos de mensagem do Android 10. Além de permitir que as mensagens sejam respondidas de forma mais rápida, a função inclui ações sugeridas, como, por exemplo, enviar um endereço recebido ao Google Maps para melhor visualização.
6. Atualizações de segurança e privacidade em segundo plano
Seguindo o foco nessa área-chave, o Google lançou também uma nova forma de realizar as atualizações de segurança. Com o Android 10, será possível atualizar componentes importantes do sistema operacional em segundo plano, com
... o é feito com os aplicativos atualmente. A grande vantagem desta novidade é que o usuário não precisará reiniciar o aparelho para instalar as correções de segurança mais recentes, o que será feito automaticamente assim que estiverem disponíveis.
7. Modo de foco
Pensando no bem-estar digital de seus clientes, o Google criou o Modo de Foco. O recurso busca auxiliar o usuário nos momentos em que ele não deveria se distrair, e seu smartphone acaba se tornando um inimigo. Para evitar que isso aconteça, a função permite que determinados aplicativos, selecionados pelo usuário, sejam desativados enquanto ela estiver acionada.
8. Family Link – Controle Parental
Também com foco no bem-estar digital, o Google fará com que todos os seus dispositivos tenham o Family Link. A ferramenta permite que os pais criem e supervisionem uma conta Google para seus filhos. Por meio do recurso, é possível gerenciar o conteúdo que eles acessam na Internet e quanto tempo passam em seus dispositivos. O objetivo da empresa é fazer com que as crianças tenham uma relação saudável com a tecnologia.
9. Função 5G
O Android Q terá suporte para a rede móvel 5G, que deve ter seu uso consolidado pelas operadoras de telefonia ainda este ano. Dessa forma, os smartphones que suportarem o novo sistema operacional terão acesso a altas velocidades de conexão. Isso permitirá o surgimento de novas oportunidades para games, que poderão ser criados para proporcionar experiências mais imersivas.
10. Armazenamento isolado para apps
O Google criou também uma nova maneira de armazenar dados de forma isolada, nas chamadas sandbox. Isso significa que, para cada aplicativo instalado, o Android Q terá uma sandbox de armazenamento isolado. O recurso restringe o acesso de outros apps aos arquivos quando eles são colocados em dispositivos de armazenamento externo, como um SD card. Suas vantagens são: menor necessidade de dar permissões para acessar e salvar arquivos, e maior privacidade entre os apps, já que um não pode acessar diretamente os arquivos de outra sandbox.