O Google Chrome é o navegador de celular preferido por 56,74% dos usuários no mundo, segundo o levantamento mais recente do Statista. Mas, não necessariamente é o melhor. Celulares Android da Samsung, que respondem por 23% do mercado global, trazem um navegador competente pré-instalado. Já o iPhone (iOS) conta com um aplicativo rápido e integrado com serviços da Apple. As alternativas não param por aí: existem ainda pelo menos outros quatro apps que podem valer a pena o download gratuito na Google Play ou App Store. Veja, a seguir, os melhores programas para navegar na web pelo smartphone.
Quer comprar celular barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
1. Google Chrome
Navegador mais usado do mundo, o Chrome tem a seu favor uma forte integração com a versão igualmente popular para desktop. Ele sincroniza histórico, favoritos, senhas e até dados de cartão entre o PC e o celular. Além disso, o app traz funções úteis como compressor de sites para economizar dados do 4G, tradutor de páginas, pesquisa por voz e sistema de alertas de sites perigosos.
Por outro lado, o Chrome não é o ideal para quem preza pela privacidade: nem o modo anônimo impede que sua navegação seja rastreada pela gigante da internet.
2. Safari
O Safari é a opção ideal para quem só usa Apple. A sincronização de informações, por exemplo, é praticamente imediata: basta abrir um site no iPhone para ver o ícone do navegador pular no Mac e permitir o acesso à mesma página com um clique. A integração com o iOS garante ainda a compatibilidade com funções como pré-visualização de links usando o 3D Touch. O app também tem recursos de privacidade, como bloqueio de cookies e sistema que impede o tráfego de dados por rastreados entre um site e outro.
Um dos seus pontos fortes, no entanto, é também seu ponto fraco: com foco em usuários da Apple, o app não consegue ser útil para quem tem computador com Windows. Nesses casos, alternativas multiplataformas como o Chrome ou outras que você verá mais abaixo podem ser mais convenientes.
3. Microsoft Edge
A principal vantagem do Microsoft Edge é o trabalho em conjunto com o navegador nativo do Windows 10. Usuários podem não só sincronizar histórico e senhas entre celular e PC, como também enviar um link de um aparelho para outro com um toque: o app tem um botão de destaque na tela inicial que envia imediatamente um site aberto no smartphone para o computador, mesmo que o programa desktop esteja fechado no momento.
Ele também é compatível com bloqueadores de anúncios e traz um painel de leitura similar ao do Safari. Ficam faltando, no entanto, o suporte a uma quantidade maior de extensões.
4. Samsung Internet
O Samsung Internet vem instalado em celulares da fabricante e pode ser baixado em qualquer Android. Entre as funções mais úteis se destacam o suporte a extensões, que permite instalar plugins como o AdBlock para remover publicidade online, e o Modo Secreto, que cria uma camada oculta de navegação protegida com senha. Na versão mais recente, o app também tem um Modo Noturno que deixa o visual na cor preta e ajuda a economizar bateria.
Por outro lado, o navegador sofre de um problema similar ao Safari: como ele só tem versão para celular, não é possível sincronizar histórico e outros dados com o computador.
5. Firefox Focus
O Firefox Focus é um navegador para Android e iOS que usa o mesmo motor de renderização de páginas do Firefox, mas é especializado em proteção da privacidade. Por padrão, o navegador não carrega anúncios, rastreadores e outros elementos que comprometem os dados do usuário nos sites visitados. Como consequência, ele abre tudo mais rápido, poupando tempo de navegação. O app ainda traz um botão f
Em contrapartida, as melhorias desenvolvidas pelos engenheiros da Mozilla costumam chegar primeiro à versão regular do navegador, deixando o Focus em segundo plano na adoção de tecnologias mais recentes.
6. DuckDuckGo Privacy Browser
Outro navegador voltado para proteção da privacidade, o DuckDuckGo Privacy Browser tem o adicional de vir com o motor de busca do DuckDuckGo pré-configurado para fazer pesquisas na Internet. O serviço tem a promessa de não guardar dados que circulam nos seus servidores, muito menos usar essas informações para fins de lucro.
Essa característica pode trazer desvantagens, pois o aplicativo é obrigado a interferir no modo como as páginas se comportam. Em sites com vídeos incorporados, por exemplo, o navegador costuma rodar o conteúdo em uma nova aba para se livrar dos rastreadores embutidos no player, o que acaba prejudicando a usabilidade no dia a dia.
7. Opera
Disponível apenas para Android, o Opera é um navegador com extras como bloqueador de anúncios, economizador de dados, modo noturno e até VPN integrada, assim como a versão para desktop. O app conta também com carteira de criptomoedas, ideal para quem precisa fazer transações rápidas de moedas sem precisar acessar o PC.
Além de não ter versão para iPhone, o Opera tem como desvantagem um sistema de sincronização que não é tão eficiente: mesmo sua conta logada no celular e desktop, dados como o histórico não são atualizados em todos os seus aparelhos de maneira tão ágil como no Chrome ou Safari. Vale lembrar que há ainda a versão mais leve Opera Mini, com foco em celulares com internet lenta e limitada.
Resultados de pesquisas do Google mudando: como resolver? Usuários respondem no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S21 Ultra vs Motorola Edge Plus: compare preço e ficha técnica
- Veja a mudança da sua cidade com a máquina do tempo do Google Earth
- Como usar tema escuro em (quase) tudo no Windows 10
- App do Ano: Prêmio Melhores do Ano TechTudo elege aplicativo destaque de 2020
- Angry Birds ganha atualização com 30 novas fases feitas por fãs
- Witchfire: FPS mistura elementos de terror com misticismo
- Apex Legends recebe duas edições físicas com skins exclusivas; confira
- Como criar um atalho para Instagram Stories na tela inicial do Android
- Jogador de LoL é surpreendido com terremoto durante live na Twitch; veja
- Copa do Mundo 2018 Instagram lança filtro de 'gol'; veja como usar