HDs podem apresentar problemas que os impedem de serem detectados pelo computador e até mesmo aparecerem na interface da BIOS do sistema. As falhas podem incluir cabos soltos e mal fixados até defeitos irreversíveis na placa lógica disco rígido ou na placa-mãe, deixando usuários confusos no processo de diagnóstico do problema. A seguir, veja medidas que você pode tomar para analisar a situação e descobrir porque a BIOS não reconhece o HD do seu computador

Antes de dar sequência, é interessante considerar que, se o HD sofreu algum impacto, como uma queda, no caso de uma unidade usada em um notebook, há grande chance de que o defeito tenha sido causado pelo choque. Se esse for o seu caso, o mais correto é evitar ao máximo forçar o uso do HD, já que isso pode danificar ainda mais a mídia e impedir processos de recuperação de dados.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Verifique se o disco está ativo na BIOS

Dependendo do tipo de BIOS que seu computador usa, é possível que o disco simplesmente esteja desativado, o que impede o sistema de acessá-lo. As interfaces variam muito de uma BIOS para outra, mas, em geral, guardam certa coerência com relação à organização dos recursos. Você deve encontrar as entradas referentes aos discos dentro de menus como “Devices” ou “Storage”. Depois, verifique se as unidades IDE/SATA estão sinalizadas como ativas (em geral, com o termo “enabled”, em inglês). Se notar alguma delas em “disabled”, significa que aquele disco em particular está desativado. Altere a opção, saia da BIOS confirmando as alterações e realize novos testes.

Cabos mal conectados

Outra possível causa para esse problema pode ser uma falha nos cabos que ligam o HD ao computador. Em unidades SATA, como mostramos na foto, esses conectores se dividem em dois: o de dados e o de energia. Nesse caso, a primeira medida é checar se eles estão corretamente fixados na placa e no disco rígido antes de realizar novos testes. Caso o erro persista, é interessante testar outro par de conectores, além de conectar o HD a outra porta SATA (nas placas-mãe com mais de uma interface do tipo).

Disco rígido com defeito

Um ponto importante a respeito desse problema é que o HD deveria ser detectado pela BIOS, mesmo que estivesse zerado, sem qualquer dado escrito ou com problemas nas partições (áreas lógicas em que o sistema divide o espaço da mídia para escrever dados). Ou seja, as checagens iniciais do disco rígido deveriam ao menos sinalizar ao computador sua presença.

Se você já tentou reativar o HD na BIOS, se certificou de que os cabos estão em boas condições e bem fixados, mas ainda assim a mídia não é detectada, há uma chance de que seus circuitos internos estejam danificados de forma irreversível, já que não emitem sinal de vida ao PC. Para ter certeza, teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo.

Se o HD funcionar como um dispositivo externo com o adaptador, é possível que o problema esteja relacionado com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina. Você pode tentar restaurar a BIOS para as configurações de fábrica ou atualizá-la com a versão mais recente disponível para tentar uma solução.

Em sistemas mais antigos

Se o seu PC roda um sistema operacional mais antigo (Windows XP ou anterior), há grande chance de que o HD não seja reconhecido em virtude da ausência de drivers SATA instalados na máquina. Nesse caso, é precisa ter acesso a mídias de recuperação capazes de promover essas instalações na unidade de disco em que o sistema operacional está rodando. No entanto, se ele for exatamente aque

... le que você está tentando carregar, os problemas podem estar relacionados a danos no disco rígido.

Tente carregar via Linux

Se nenhuma solução acima resolver seu problema, um último passo, que pode não corrigir o defeito, mas ao menos irá ajudá-lo a isolar o erro é tentar carregar o Linux dentro de um pendrive no seu computador e, a partir da interface do sistema livre, verificar se o disco rígido é encontrado.

Em caso positivo há grandes chances de que todo o problema esteja concentrado apenas no Windows. Para corrigir, busque unidades de recuperação do sistema operacional do seu computador e use a ferramenta de restauração para tentar restabelecer o funcionamento correto do sistema.

Nada deu certo?

Se nada do que sugerimos funcionou, é grande a chance de que o disco esteja com defeito na placa lógica que controla o funcionamento do dispositivo. A boa notícia é que, se o problema for mesmo esse (um defeito nos circuitos), é bastante provável que seus arquivos estejam intactos no HD. Para acessá-los, você terá que recorrer a profissionais especializados em recuperação de dados, visto que esse tipo de intervenção requer um nível de habilidade técnica superior.

Como recuperar os dados de um HD? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo