O Spotlight é o recurso de buscas universal do Mac que ganhou ainda mais destaque no OS X Yosemite. Agora, além de encontrar arquivos, o recurso pode ser usado para executar ações simples no computador, como desligar, reiniciar, travar, repousar e fazer log off. Veja como fazer.
Veja como configurar a Spotlight do Mac OS X Yosemite no TechTudo (Foto: Divulgação/Apple)
Na prática, basta usar o Spotlight para procurar e executar pequenos aplicativos criados por um programador independente que automatizam essas tarefas. São cinco deles, cada um destinado para uma das ações.
Baixe o ZIP com os cinco apps para ativar os comandos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Descompacte o arquivo e renomeie cada um do jeito que quiser. Lembre que esses nomes serão os “comandos” do Spotlight e, como vêm originalmente em inglês, podem ser trocados para facilitar o uso;
Em nosso exemplo, “Lock” vira “Travar”, “Logout” vira “Log off”, “Restart” fica “Reiniciar”, “Shutdown” é “Desligar” e “Sleep” é traduzido para “Repousar”;
Troque os nomes dos apps para português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Mova os apps para a pasta Aplicativos do seu Mac;
Mova os apps para a pasta de aplicativos do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Tecle Command+Espaço para acessar o Spotlight e digite o c
... omando que desejar, seguido de Enter para utilizá-lo.
Digite os comandos criados para acionar a tarefa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto. Agora seu Mac poderá ter as opções de energia controladas por comandos do Spotlight, o que facilita a vida de quem prefere usar o teclado para trabalhar.