A temporada competitiva do FIFA 19 acabou. Com o lançamento anual de novos jogos da franquia FIFA, há uma grande rotatividade de players no cenário do simulador de futebol, com ascensão de novos nomes e afastamento de outros. Allan Castello e Ettore "ABRUCIO_BR" Hoffmann são exemplos de pro players brasileiros que "sumiram" nos últimos meses. Em conversa com o TechTudo, os campeões contaram os motivos do afastamento e suas expectativas para o FIFA 20, que será lançado no dia 27 de setembro. Os dois também garantiram que ainda pretendem investir no competitivo.
Allan Castello participa de campeonatos de FIFA há muitos anos. O pro player se sagrou quatro vezes campeão carioca, vice-campeão da ESWC 15 e vencedor da Manchester City Cup. Apesar de ter participado de menos torneios neste ano, no FIFA 19 o pro player se classificou para a FUT Champions Cup de Bucareste e para a eChampions League 2019. Em entrevista ao TechTudo, Castello conta que a classificação "veio por acaso", pois o jogador não conseguiu se dedicar ao competitivo nos últimos meses.
O motivo para ausência de Castello dos torneios foi que ele estava atuando como técnico de FIFA. "Nessa temporada eu me dediquei à dar aulas. Isso acabou me afastando do competitivo. Dei prioridade ao coach por causa da renda, que é mais garantida", revela. Mas, para o futuro, Castello também quer atuar como streamer e voltar a competir. "Eu tenho o instinto competitivo e ainda pretendo conquistar muitos títulos na carreira de FIFA", disse.
As expectativas de Castello para o futuro também envolvem o próximo jogo da franquia, o FIFA 20. O pro player crava que a principal mudança que o game precisa passar é no que diz respeito à sua conexão. "Eu gostaria apenas de ter um servidor onde pudéssemos jogar liso, sem delay, igual a qualquer outro jogo, como acontece no CS:GO, Fortnite, LoL e etc. Quando jogo esses games não sinto que sou prejudicado pela conexão como eu sinto no FIFA", desabafa. Como promessa, Castello destaca a performance de Phzin, jogador carioca de apenas 16 anos e que deve atuar profissionalmente no novo game de futebol da EA Sports.
Ettore "ABRUCIO_BR" Hoffmann foi considerado o segundo melhor jogador de FIFA 18 na plataforma PlayStation 4, atrás apenas de Henrique "Zezinho" Lempke. ABRUCIO ficou na 37ª colocação nos playoffs da FIFA Global Series 2018, e na 12ª colocação da FUT Champions Cup 2018. Apesar da alta expectativa para a temporada do FIFA 19, o jogador decidiu se afastar para ajudar sua família.
ABRUCIO espera retornar ao competitivo no FIFA 20, e conta com o apoio de sua equipe para isso. "Com certeza voltarei a investir na carreira de pro player. Tenho o privilégio de ter uma estrutura muito forte fornecida pela minha equipe Bundled, sei que com o apoio deles chegarei forte", conta o jogador. A amizade com Flávio "Fifilza" de Almeida Brito também ajudou ABRUCIO a querer continuar no game. "Ter sido convidado pelo Fifilza para ser seu coach no FIFA eWorld Cup fez c
... om que minha motivação explodisse, quero estar lá com ele como jogador", revela.
Sobre suas expectativas para o novo jogo de futebol, ABRUCIO conta que acredita em ver o Brasil trazendo mais títulos, e que ele mesmo irá, aos poucos, reconquistar o seu espaço. O pro player também quer ver um FIFA com mudanças de gameplay. "Que tenhamos um futebol virtual mais realista, sem jogadas mirabolantes e mecânicas apelativas", conclui.