O aplicativo do Instagram pode apresentar problemas do tipo "abre e fecha", ou mostrar tela branca, quando sofre instabilidade. O erro pode ser causado por mal funcionamento do celular ou por quedas do servidor da rede social de foto. Caso o bug aconteça com você, é possível consertá-lo com as dicas abaixo. Ações como limpar o cachê, reiniciar o celular ou entrar no Instagram pelo navegador são algumas das maneiras de resolver tal imperfeição. Confira, a seguir, seis dicas para solucionar o problema.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Limpar cache
Os dispositivos móveis costumam criar arquivos temporários para acelerar o carregamento dos dados dos aplicativos. Entretanto, com o passar do tempo, os dados acabam por se acumular e geram, assim, sobrecarga na memória do celular. O excesso de arquivos no cache pode ser um dos motivos pelo qual o Instagram falha para abrir.
Para isso, é preciso realizar a limpeza de cache interno do aplicativo no celular. Acesse a seção "Aplicativos" nas configurações do dispositivo e selecione o Instagram. Na página seguinte, procure pela opção "Limpar cache".
2. Forçar parada do app
A função de forçar parada de um aplicativo é muito utilizada para melhorar o desempenho do dispositivo, uma vez que encerra o funcionamento do aplicativo em segundo plano, limpando parte do cache do scelular. Para utilizar a função, basta procurar por "Aplicativos", nas configurações do smartphone. Após isso, escolha o app do Instagram e selecione a opção "Forçar Parada".
3. Reiniciar o celular
Reiniciar o celular pode ser uma outra forma de solucionar falhas de funcionamentos nos aplicativos, pois o processo fecha todos os apps abertos, melhorando o desempenho do aparelho. Após desligar e ligar novamente o celular, volte a abrir a versão mobile do Instagram para saber se o problema persiste.
4. Desinstalar e instalar de novo o app
Se nenhuma das soluções diretamente no dispositivo funcionarem, é possível que seja necessário desinstalar e instalar novamente o aplicativo. Ao apagar o app do celular, todos os dados são apagados e o espaço na memória liberado, limpando automaticamente seu cache no celular.
Depois de excluir o Instagram do celular, acesse a página do TechTudo Downloads para baixar o aplicativo novamente. Quando o download for concluído, insira de novo seus dados de acesso da rede social de foto. A versão mobile da rede deve voltar a funcionar normalmente.
5. Entrar no Instagram pelo navegador do celular
Caso a memória de seu dispositivo esteja cheia ou seu celular não suporte mais as novas atualizações do aplicativo, é possível acessar o Instagram pelo navegador do celular. Essa versão da rede social tem todos os recursos que a plataforma oferece no aplicativo, como postar e visualizar stories, enviar mensagens e adicionar novas fotos, sem ocupar de fato a memória do celular.
6. Acessar o Instagram web no PC
Para descobrir se a falha em questão é causada por seu dispositivo ou pelo servidor do Instagram, é possível acessar a versão web da rede social por um computador. Caso a plataforma não esteja funcionando ou respondendo normalmente, o erro pode ser do próprio Instagram. Geralmente tais comprometimentos no funcionamento são corrigidos rapidamente pela empresa. Basta aguardar que a rede de fotos voltará ao normal em pouco tempo.
O que significa DIX no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Windows Defender ganha proteção contra violações; veja como ativar
- Tamagotchi está de volta: bichinho virtual ganha versão após 20 anos
- Como jogar Goat Simulator multiplayer
- Como sair do Google Chrome ou excluir uma conta que foi sincronizada
- É possível lucrar com arbitragem de bitcoins mesmo diante da desvalorização da moeda?
- Killing Floor 2, game de terror para PS4, ganha versão beta
- Como baixar e jogar Ludo King, versão grátis do jogo de tabuleiro Ludo
- Como ajustar o brilho da tela no Windows 10
- Zenfone 2: como apagar o histórico de ligações
- Smart City do Rock: tecnologia permite monitoramento total do Rock in Rio