O iOS 13 começou a flagrar momentos inesperados em que o Facebook tenta usar o Bluetooth do iPhone. Segundo relatos de pessoas que testam a nova versão do sistema operacional, que será liberada para todos na próxima quinta-feira (19), a notificação avisando sobre a conectividade pode aparecer a qualquer momento, sem explicação aparente.
Em nota divulgada no último dia 9, a rede social admitiu que o software da Apple pode emitir novos alertas sobre o acesso dos recursos de localização do aparelho, mas não deixou claro se isso envolve o uso do Bluetooth. A empresa optou por chamar o aviso apenas de "lembrete". O usuário tem a opção de negar o acesso à função diretamente pela notificação.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A notificação vem do novo mecanismo de monitoramento do iOS, que pretende esclarecer melhor o que aplicativos fazem em segundo plano e quando acessam informações sensíveis. A medida visa limitar o uso de permissões que o usuário já concedeu: em vez de ter liberdade total para explorar recursos já autorizados, o aplicativo dependerá de uma nova aprovação a cada vez.
Durante o anúncio do recurso, no primeiro semestre, o CEO da Apple, Tim Cook, classificou a novidade como uma maneira de evitar que "nossas próprias informações sejam usadas como armas contra nós mesmos".
O Bluetooth é um dos meios pelos quais um celular pode ser localizado, e seu funcionamento para este propósito faz parte do que se chama de Serviços de Localização no iPhone. Embora o uso da conectividade para determinar local não seja nova, não estava claro até então em que momentos os aplicativos acessavam o recurso no celular.
O novo alerta do iOS indica que o Facebook pode ativar o Bluetooth em situações variadas. Em um teste realizado pelo site especializado TechCrunch, o alerta apareceu ao navegar pelo feed de vídeos da rede social, e outros relatos na web mencionam que o pop-up pode surgir em outras atividades.
O Bluetooth dos celulares tem alcance típico de dez metros, o que torna a tecnologia ideal para determinar a localização do usuário em um raio curto. Especula-se que essa seria uma das maneiras usadas para descobrir se duas pessoas acabaram de se conhecer e, assim, sugerir uma à outra como amiga na plataforma. O Facebook, porém, não explica como os dados coletados são aplicados na ferramenta de localização.
O TechTudo entrou em contato com o Facebook, que disse ainda não ter um posicionamento sobre o assunto.
Localização no Android
O Facebook revelou no mesmo dia que permitirá desligar os serviços de localização do seu aplicativo no Android 10. Em vez de ter que explorar os ajustes do sistema, a mudança pode ser feita diretamente nas configurações do app. O sistema do Google, porém, não avisa quando o aplicativo está acessando recursos do celular em segundo plano — uma vez dada a autorização inicial, o app tem liberdade para esco
O novo Android chegou recentemente para os smartphones da linha Pixel, do Google, mas ainda não se sabe quando deve desembarcar para celulares de marcas como Samsung e Motorola.
Via Facebook, TechCrunch e Business Insider
Qual emoji falta no WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Vitória anuncia equipe feminina de CS:GO e seletiva para times de LoL
- Leilão da Receita no Ceará oferece MacBook por a partir de R$ 2,2 mil
- Resumo da CES 2015; relembre em vídeo os melhores momentos da semana
- Como apagar cutucadas do Facebook pelo celular?
- Como mandar bem e subir de nível em Assassin's Creed Syndicate
- Como fazer o Android solicitar senha do Google Play antes de uma compra
- Como pedir Uber para outra pessoa
- Placa de vídeo dedicada ou integrada: veja qual é a melhor opção
- Street Fighter 5 e Lego Dimensions são destaques nos trailers da semana
- Lords Mobile: cinco dicas e macetes para jogar o game para celular