O Instagram passará a apagar fotos de usuários que reproduzirem o sinal de "OK" com as mãos. A partir desta quinta-feira (10), o menu de denúncia do aplicativo lista entre os critérios de remoção "gestos do movimento de supremacia branca". O gesto "OK" foi apropriado pelo movimento branco americano para indicar "white power" nas redes, e a popularização do símbolo o fez entrar para a lista de símbolos de ódio da Liga Antidifamação (ADL, em inglês), organização dos Estados Unidos responsável por monitorar crimes de ódio.
Como resposta, o Instagram adotou novas regras para combater o discurso de ódio no ambiente online com a ferramenta de denúncia de posts, que pode resultar na exclusão do conteúdo ofensivo e no banimento do usuário da rede social. Como o sinal de "OK" tem um significado original diferente, a ADL recomenda tomar "cuidados especiais para não tirar conclusões precipitadas sobre a intenção de alguém que usou o gesto", já que em alguns casos ele pode ter sido utilizado com o objetivo de demonstrar aprovação ou indicar que está tudo bem.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Origem da polêmica
Em 2017, alguns usuários do fórum 4Chan divulgaram maliciosamente que o sinal de “OK” era um símbolo do poder supremacista branco. De acordo com o grupo, o gesto significa que os três dedos retos formam a letra "W" (de white, branco em português), enquanto o polegar e o indicador fechados se referem à letra "P" (power, que traduz como poder). A notícia falsa se popularizou entre a extrema-direita, e o sinal passou a ser usado em insultos e mensagens ofensivas no ambiente online.
O símbolo de supremacia branca se popularizou na Internet nos últimos meses. Em março, o responsável pelo massacre de 51 pessoas em Christchurch, na Nova Zelândia, realiz
Via Summit
Como tirar foto oculta do Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como assistir filmes e vídeos em FLV
- Como comprar na Banggood
- CS:GO: BiDa avalia line up da MIBR na BLAST Pro Series SP e Astralis
- Como baixar arquivos no iPhone com o iOS 13
- Final do CBLoL 2019: veja estatísticas do Flamengo e da INTZ no 1° Split
- Conheça os monitores com melhor desempenho por menos de R$ 300
- Preços do LG Q6 e Q6 Plus no Brasil vazam antes do lançamento
- LEGO Marvel Super Heroes 2 ganha DLC de Vingadores: Guerra Infinita
- Como escanear documentos pelo celular com o Adobe Acrobat Reader
- Sete coisas que o sistema Android faz melhor que o iOS do iPhone