O Dia das Crianças 2019 é tema de um Doodle especial do Google neste sábado (12), data em que o Brasil homenageia os pequenos. Na arte, que está na página inicial do buscador, a empresa de estilizou as letras que formam a palavra "Google" e as transformou em bonequinhos coloridos que brincam em um parque ao ar livre. Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para uma lista de resultados sobre o dia.
No Brasil, 12 de outubro é uma data famosa por ter uma série de programações destinas ao público infantil. A comemoração foi instituída a partir do decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924 (camara.leg.br), assinado pelo presidente Arthur Bernardes e aprovado pelo Congresso Nacional. A celebração do Dia das Crianças foi definida um ano antes, durante um congresso que discutiu os direitos das crianças na América Latina. Curiosamente, o dia comemorativo só ficou popular por volta de 1960, quando fabricantes de brinquedos usaram a data comercialmente para fazer promoções de bonecas e carrinhos.
Vale lembrar que a celebração do Brasil difere da data universal criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança. Nesta data, em 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. O objetivo do documento é garantir que todas as crianças desfrutem de uma infância plena, livre de qualquer tipo de exploração e com acesso à saúde, educação e lazer, entre outros direitos.
Os princípios da Declaração da ONU incluem a garantia de igualdade a todas as crianças do mundo, sem que haja qualquer tipo de distinção, seja por nacionalidade, raça ou religião. Além disso, a Organização determina que crianças com deficiência física ou mental tenham educação e cuidados especiais.
Ainda segundo a Declaração, todas as crianças devem ser protegidas contra a exploração no trabalho e o abandono. O documento ressalta, por fim, que as crianças devem crescer dentro de um espírito
... de justiça, compreensão, amizade e solidariedade entre os povos.
Mais do que uma data para entregar presentes, o Dia das Crianças é usado por ONGs e entidades governamentais como um lembrete para a importância da criação de políticas públicas voltadas aos pequenos e do combate a práticas como trabalho e assédio sexual infantil.