No ano passado, a Organização Mundial da Saúde reconheceu o "Transtorno do Jogo" como uma doença mental . Os sintomas desse distúrbio incluem: 1) priorizar o jogo em detrimento de outros interesses e atividades diárias; e 2) continuar jogando, mesmo diante de consequências negativas. Um estudo recente publicado por pesquisadores de Oxford , no entanto, sugere que culpar a vida "psicossocial" doentia por jogos obsessivos pode ser injusto.
Um dos principais pesquisadores deste estudo, o Dr. Andrew Przybylski, comentou sobre seu trabalho:
Nossas descobertas não forneceram evidências sugerindo uma relação prejudicial com os jogos, responsável por substanciais problemas emocionais, de colegas e comportamentais. Em vez disso, é muito mais provável que as variações na experiência de jogo estejam vinculadas ao fato de as necessidades psicológicas básicas de competência, autonomia e pertença social dos adolescentes estarem sendo atendidas e se eles já estiverem enfrentando problemas funcionais mais amplos. À luz de nossas descobertas, não acreditamos que existam evidências suficientes para justificar o pensamento sobre o jogo como um distúrbio clínico por si só.
Adolescentes que enfrentam "problemas de funcionamento" podem jogar muitos jogos, mas os jogos não são a raiz do problema. De fato, o impacto dos jogos no nosso bem-estar emocional é relativamente pequeno. Dr. Przybylski supõe que a compreensão do estado emocional e mental das pessoas exige um contexto mais amplo.
Para chegar a essa conclusão, o Dr. Przybylski e seu colega, Netta Weinstein, mediram o impacto do jogo "desregulado" (não ser capaz de jogar) no funcionamento "psicossocial". Os resultados foram indeterminados. Jogos desregulados causam frustração, mas em um nível insignificante em comparação "com o papel desempenhado pelas necessidades psicológicas básicas". Essas "necessidades psicológicas básicas" são:
- Competência , sentindo-se eficaz em agir no mundo e alcançar os resultados desejados;
- Autonomia , experimentando um senso de escolha e liberdade psicológica; e
- Relação , sentimento de proximidade e conexão com os outros.
Mais uma vez, a pesquisa aqui mostra que há muito mais em nossas vidas do que apenas nosso desejo de jogar. Como tal, é irresponsável assumir que o jogo é a única causa de satisfação e / ou frustração que possamos sentir. "Pedimos aos profissionais de saúde que analisem mais de perto os fatores subjacentes, como satisfações psicológicas e frustrações cotidianas, para entender por que uma minoria de jogadores sente que deve se envolver em jogos de maneira obsessiva", diz o Dr. Weinstein.
Ainda existem aquelas histórias de horror de pessoas que jogam World of Warcraft e deixam de cuidar de si e / ou de suas famílias. Tais casos são certamente alarmantes, mas esta pesquisa sugere que existem fatores subjacentes que levam as pessoas a se comportarem tão mal.
Dr. Przbylski e sua equipe já fizeram uma extensa pesquisa sobre a natureza viciante dos jogos e seus efeitos na saúde mental. Você pode encontrar algumas dessas pesquisas seguindo os links abaixo.
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