O Dia do Trabalho 2015 recebeu uma bonita comemoração na página inicial do Google, nesta sexta-feira (1). Em celebração ao Dia Internacional dos Trabalhadores, ou Dia do Trabalhador, que é festejado em 1º de Maio em diversos países do mundo, o buscador trocou as letras de sua marca por ferramentas e luvas. Afinal, foi por conta da indústria que esta data se tornou um feriado no Brasil e em outras regiões.
Como tudo começou
A data é celebrada como "Dia Internacional dos Trabalhadores" em muitos países. Tudo começou com uma greve industrial realizada na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886. Com manifestações violentas e paralisação geral nas fábricas, os operários lutavam por melhores direitos de trabalho na região.
O protesto buscava a redução da jornada de trabalho para 8 horas por dia, e teve adesão de milhares de pessoas. Nos dias seguintes, a violência tornou-se uma marca registrada das ações, com diversos confrontos entre manifestantes e policiais, que culminaram num verdadeiro “massacre”, com 12 pessoas mortas e dezenas de feridos, no dia 4 de maio.
Conhecida como Revolta de Haimarcet, a revolução dos americanos inspirou a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, que optou por homenageá-los estipulando o 1º de maio como data anual de protestos pelas lutas sindicais. Em 1919, então, o congresso francês aceitou a redução da jornada para 8 horas de trabalho e declarou a data feriado.
Curiosidade
Um detalhe interessante é que, apesar de terem sido os precursores desta batalha, os norte-americanos, tanto estadunidenses quanto canadenses, não celebram o feriado e têm uma outra data para o seu “Labor Day”. A ideia é justamente não festejar o dia que marcou o início de tantos protestos violentos e acabou gerando tantas mortes.
1º de Maio no Brasil
No Brasil, assim como em muitos países, a data foi reconhecida principalmente por conta destes dois episódios. Por aqui, o feriado foi instituído pelo presidente Artur Bernardes no ano de 1925. Mas o dia sempre foi marcado pelos protestos por melhor condição de trabalho para os operários.
As reivindicações duraram até o início da Era Vargas, quando Getúlio atendeu
Em 2015, porém, uma polêmica está envolvendo a data. Pela primeira vez desde que o feriado acabou instituído no Brasil, o presidente, no caso a presidenta Dilma Rousseff, não fará um pronunciamento à nação pela TV. Mas o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, garantiu que ela usará as redes sociais para falar ao povo brasileiro.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Instagram Direct une mensagens com foto e vídeo que desaparecem em 24h
- Aprenda a personalizar o tempo de adiamento de um e-mail no Inbox by Gmail
- Concorrentes 'baratinhas' da GoPro podem ser opção para o Natal
- Como cancelar e-mails no Outlook
- Uber Works é novo aplicativo para conseguir emprego; veja como funciona
- Confira como converter suas fitas cassete em CDs
- Quer comprar um Home Theater? Descubra se ainda vale investir
- PS5: Sony revela como instalar SSD e refrigeração com metal líquido
- WhatsApp agora permite pequisar em todas as conversas ao mesmo tempo
- Fone Bluetooth lembra AirPods, tem tradução offline e bateria de 36 horas