Nem só de FIFA e PES vive o mundo de games de futebol. Você sabia, por exemplo, que em 1989 a Sega já havia lançado um jogo do esporte mais popular do Brasil para o Mega Drive? Era World Championship Soccer. E, desde então, o console recebeu uma grande variedade de bons jogos do gênero. Confira a lista com os melhores títulos para o videogame 16 bits da Sega:
World Championship Soccer – SEGA (1989)
Um game clássico. O jogo era numa tela vertical, e cheio de efeitos sonoros, ainda mais em carrinhos, toques na bola e gols. Era bastante divertido e foi o primeiro da Sega para os fãs de futebol no Mega Drive. Cinco anos depois, veio World Championship Soccer II (1994), já bem mais “moderno”, e com jogabilidade “na horizontal”, mas que não fez tanto sucesso quanto o original (talvez por já ter a concorrência de Fifa Soccer).
Super Kick-Off – US Gold (1992)
Três anos depois, Super Kick-Off tinha o mesmo estilo de World Championship Soccer, porém, com gráficos um pouco melhores. A jogabilidade ainda era “na vertical”, e com o jogador podendo controlar apenas seleções. Mas, mesmo mais novo do que o precursor dos games de futebol no Mega Drive, não era tão divertido.
Ultimate Soccer – SEGA (1993)
Ainda no estilo “vertical” de futebol, Ultimate Soccer era uma tentativa de deixar o estilo de jogo mais real, parecido com o esporte de verdade. Os jogadores tinham feições mais tradicionais, e não o modo mais cartunesco de representação usado no World Championship Soccer. O jogador também devia usar apenas seleções, e só com nomes de atletas fictícios.
FIFA International Soccer – EA Sports (1993)
Primeiro game da série que até hoje é sinônimo de excelência em games de futebol. No Brasil, seu símbolo era o craque Janco Tiano, da seleção brasileira. Marcou época, com uma jogabilidade ótima, variedade de equipes e comemorações inesquecíveis. Depois, a série ganhou o nome de FIFA Soccer, já na edição 95 (lançada em 1994). Foram lançados em seguida o FIFA Soccer 96 (de 1995) e Fifa Soccer 97 (de 1996), onde foi lançado até um modo futsal – onde a bola não saia de quadra, ao contrário do que acontece na vida real.
Pelé II: World Tournament Soccer – Accolade (1994)
Sucessor de Pelé!, de 1993, Pelé II seguiu à risca os moldes de FIfa. Tiran
Champions World Class Soccer – Acclaim (1994)
Nem só de Mortal Kombat vivia a Acclaim. . Em 1994, a empresa, que hoje já não existe mais, lançou Champions World Class Soccer. O jogo era como uma mistura da jogabilidade de Fifa, “na horizontal”, e gráficos de Ultimate Soccer, mas não chegou nem perto do sucesso do game de luta.
J League Pro Soccer Final Stage – Sega (1995)
O primeiro game da série foi J League Pro Striker, de 1993. Depois, veio J League Pro Striker Perfect, ainda naquele ano. Mas a versão definitiva do jogo foi a Final Stage, de 1995. Somente com times japoneses, o game ajudou a popularizar um pouco mais a liga local, que começava a crescer na Ásia.
Fever Pitch Soccer – US Gold (1995)
Este marcou época. Tinha uma das melhores jogabilidades do gênero. Os gráficos não eram tão legais quanto os de Fifa, mas sua câmera mais na diagonal e seu estilo bem rápido de jogo favoreciam bastante a diversão. Sem falar nas curiosas animações com jogadores e juízes a cada gol e cartão.
International Superstar Soccer Deluxe – Konami (1996)
Quem não se lembra da narração de “International Superstar Soccer Deluxe” na tela de loading do game da Konami? Um clássico. O jogo tinha uma dinâmica impressionante, gráficos super atrativos e, claro, craques fictícios que ficaram marcados na memória dos gamers, como Allejo, Beranco e Gomez. E foi desta série, equivalente ao Winning Eleven, que surgiu o Pro Evolution Soccer.
Fifa 98: Road to World Cup – EA Sports (1997)
Há uma divisão de jogos de Copa do Mundo em Antes de Fifa 98 e Depois de Fifa 98. Os anteriores, como Tecmo World Cup 92 e World Cup USA 94, da US Gold, deixaram bem a desejar. Mas no Fifa 98, o modo Road To World Cup, que permitia jogar eliminatórias e levar uma seleção ao título do Mundial, foi um estouro. Desde então, a EA passou a dar a atenção tão grande a este modo, que ele virou até uma série de jogos separados, que os produtores fazem de quatro em quatro anos com cada edição do campeonato.
Quais as suas expectativas para PES 2015? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy J5 Prime: como usar o modo Não Perturbe da Samsung
- CS:GO: Snax sai da Virtus.pro e é o novo jogador da mousesports
- ZenBeam é o projetor para celular que substitui TV de 80 polegadas
- HBO Go com problemas ou fora do ar? Veja possíveis causas e como resolver
- Roteador: como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi
- Chromecast Ultra: descubra se vale a pena comprar o dongle do Google
- PlayHard avalia sucesso de Clash Royale e dá dicas para jogar Free Fire
- Novo sensor fotográfico promete maior qualidade que o tradicional CMOS
- Como desativar a criptografia do backup do iPhone
- Microsoft muda ícones clássicos do Windows; veja novo visual