Noel Rosa, que faria 109º nesta quarta-feira (11), recebeu uma homenagem do Google, com um Doodle em sua página inicial. A ilustração, criada pela artista Olivia Huynh, mostra um desenho do Poeta da Vila tocando violão em um botequim carioca de sua época, cenário comum nas suas músicas. A arte está sendo exibida na página inicial do buscador, apenas no Brasil, nas versões para computador e celular. Noel Rosa foi um sambista, cantor, compositor brasileiro que faleceu no dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, vítima de tuberculose.
Autor de grandes sucessos do samba, como “Conversa de botequim”, “Feitiço da vila” e “Fita Amarela”, Noel de Medeiros Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 1910, e começou a tocar bandolim aos 13 anos, logo aprendendo também a tocar violão. Chegou a cursar a faculdade de medicina, mas optou pela música como profissão e compôs mais de 300 canções, entre sambas e marchinhas marcados pela presença de humor e ironia.
No início da carreira, Noel fez parte do conjunto Bando de Tangarás, juntamente com os músicos Almirante, Braguinha, Alvinho, Henrique Brito e Henrique Domingos. Em 1930, quando já não pertencia mais ao grupo, a música “Com que roupa?”, seu primeiro grande sucesso, emplacou nas rádios nacionais e alavancou sua carreira. A partir de então, suas canções tiveram grande influência na formatação do samba popular e urbano da época.
Noel teve como principal parceiro o compositor Vadico, que o ajudou a compor grandes clássicos da sua carreira. Suas músicas foram gravadas por nomes como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Francisco Alves e Orlando Silva e até hoje são cantadas por sambistas de todo o país. No cine
... ma, Noel Rosa foi homenageado com o filme Noel: Poeta da Vila (2006), no qual foi interpretado pelo ator Rafael Raposo.