O artista Simon Weckert enganou o aplicativo de GPS Google Maps e criou um engarrafamento falso em um trecho de Berlim, segundo vídeo publicado no YouTube neste sábado (1). À medida que Weckert andava pelas ruas carregando 99 celulares de segunda mão em uma carroça, o percurso percorrido ficava vermelho no app, indicando a suposta ocorrência de engarrafamento no local.

A brincadeira foi possível porque o Google Maps identifica áreas de tráfego a partir da localização ativada no celular dos usuários. Quando muitas pessoas com o aplicativo estão no trânsito, as ruas dos mapas mudam de cor para sinalizar o engarrafamento das vias em determinado momento. Weckert, então, aproveitou esse mecanismo para pregar uma peça no serviço de mapas do Google e simular um trânsito com 99 "usuários" do app.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A proposta do vídeo de Weckert foi alertar a falha do sistema para o Google Maps providenciar medidas e impedir a reprodução do ocorrido por alguém com má intenção. Em contato com o site de tecnologia 9to5Google, um porta-voz do Google informou que a empresa usará o caso para melhorar ainda mais o modo como o Maps lida com dados de tráfego.

A empresa também lembra que seus sistemas são atualizados constantemente a partir de várias fontes comprometidas em fornecer os mapas mais abrangentes e precisos possíveis. A companhia ainda reiterou que o sistema já pode distinguir carros e motocicletas em algumas regiões, mas não estava preparada para identificar carroças.

Aniversário de 15 anos

O Google Maps completa 15 anos no próximo sábado (8) e o aplicativo tem implementado vários recursos ao longo de sua trajetória. A ferramenta para verificar se o trânsito está livre ou engarrafado, por exemplo, começou a ser disponibilizada depois da compra do rival Waze pelo Go

... ogle em 2013. Com o passar dos anos, funções como mapas offline, Live View e marcação de estacionamento também foram integradas no aplicativo.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo