O Google Maps completa 15 anos neste sábado (8). Para celebrar a data, o aplicativo para Android e iPhone (iOS) renovou o design e anunciou uma série de novos recursos, que serão disponibilizados a partir de março para todos os usuários. De acordo com Dane Glasgow, vice-presidente do app de mapas do Google, as novidades incluem um novo ícone e melhorias para quem viaja diariamente em transporte público. O update traz, ainda, mudanças que facilitam a busca por serviços ou entretenimento.
Entre recursos para usuários de transporte público, o Google Maps também vai passar a exibir informações sobre temperatura do ar-condicionado e se há vagões femininos disponíveis no veículo. No Brasil, as informações sobre horários de ônibus municipais em tempo real serão expandidas a 61 cidades, incluindo Recife, Salvador e Maceió.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O principal destaque da nova versão do Google Maps é a organização do aplicativo. As três abas atuais — "Explorar", "Dia a dia" e "Para você" — passarão a ser cinco: "Explorar", "Dia a Dia", "Salvos", "Contribuir e Novidades". A tradicional guia "Explorar" não mudou e continua oferecendo detalhes e avaliações de restaurantes, lojas, museus e outros serviços.
Já "Dia a dia", que até então mostrava trajetos corriqueiros — de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade etc. — isoladamente, passará a exibi-los no mesmo mapa. A aba informa atualizações de trânsito em tempo real e permite escolher a melhor rota em qualquer meio de transporte.
A seção "Salvos" aperfeiçoou funções já existentes em "Para você". Além de reunir a lista de locais favoritos, a guia permite organizar planos para uma próxima viagem e acessar as reservas feitas em restaurantes. Em "Contribuir", será possível avaliar lugares. Por fim, "Novidades" traz um feed com pontos de interesse curados por uma comunidade de especialistas e editores locais.
Transporte público
Usuários de transporte público terão acesso a informações que vão além da rota, tempo aproximado de chegada e estimativa de lotação do trem, metrô ou ônibus, recursos já disponíveis no Google Maps. Agora, o app exibirá também dados compartilhados por outros passageiros, como a temperatura do ar-condicionado, se há recursos de acessibilidade no veículo, se existem vagões exclusivos para mulheres e se o transporte é seguro.
Além disso, as informações sobre horários de transporte público em tempo real serão expandidas a 61 cidades brasileiras, incluindo Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió e Aracaju. O aplicativo trará detalhes sobre linhas e rotas, além de partidas programadas dos veículos e informações sobre atrasos (confira, ao final da matéria, a lista completa das cidades que receberão o Google Transit).
Live View
O recurso Live View, que usa realidade aumentada para facilitar a visualização da rota até o ponto de destino, também recebeu melhorias. Na nova versão, o Google Maps passará a indicar a que distância e em que direção está o local de destino. As setas gigantes sobre as imagens captadas pela câmera do celular continuarão sendo exibidas a cada curva, mas quem tem precisa percorrer um trajeto mais curto poderá se beneficiar da visualização simplificada.
Veja, a seguir, a lista de cidades adicionadas pelo Google Transit:
- Recife e região met
Via Google
Por que as imagens de satélite do Google Maps são desatualizadas? Entenda no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- App Bradesco fora do ar? Usuários reclamam que serviço não abre
- Como fazer download de Friday the 13th: The Game no PS4, Xbox One e PC
- Como desbloquear o Moto E4 com reconhecimento facial
- Pushbullet ganha atualiza??o e agora permite responder WhatsApp do PC
- AMD lança nova versão mais fraca da RX 560 e gera confusão; entenda
- Sailor Moon, Slither.io e mais: veja os jogos para Android da semana
- Xbox Live e PSN ficam fora do ar e têm problemas de login no Natal
- Veja como usar o Google Tradutor para traduzir textos pela câmera
- Duas maneiras de desativar o WhatsApp temporariamente
- MSI 2019: Envy e Redbert revelam o que esperar da INTZ na competição