O filtro de conteúdo adulto do Safari está bloqueando buscas relacionadas a asiáticos no iPhone (iOS). A descoberta foi anunciada na última terça-feira (18) por Charlie Stigler, usuário do Twitter, que notou alguns termos curiosos bloqueados pelo recurso. O aplicativo parece entender que todas pesquisas que incluam as palavras "asian" (asiático) e "teen" (adolescente) estão associadas a pornografia.

Curiosamente, procuras por termos como "asian hairstyles" (cortes de cabelo asiáticos) e "teen mental health resources" (recursos de saúde mental para adolescentes) também são bloqueadas pelo filtro do navegador. Charlie relatou ter notado as restrições utilizando um iPhone 8 com iOS 13.3.1, mas confirmou que é possível reproduzir o bloqueio em um iPhone 11 Pro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Algo curioso do recurso é o fato de ele não restringir a busca pelo termo "asians" (asiáticos, no plural) ainda que a palavra também seja usada pela indústria de sites adultos. O usuário também relatou o bloqueio em diversas buscas como "asian history" (história asiática), "asian food" (comida asiática) e "asian sports" (esportes asiáticos).

Em testes do TechTudo, o filtro de conteúdo do Safari não bloqueou as mesmas buscas realizadas em português, com as palavras-chave "adolescente" e "asiático" ou "asiática". A Apple não se pronunciou sobre o caso.

Filtros de conteúdo do iPhone

Os filtros de conteúdo do iPhone permitem bloquear conteúdo sensível entre músicas, notícias, filmes, perfis, publicações e mais. Na seção "Conteúdo da Web", o usuário pode limitar o acesso a sites adultos, adicionar endereços permitidos e configurar acesso restrito.

Para ativar o bloqueio, é necessário acessar as configurações do celular, tocar em "Geral" e ir até "Tempo de Uso". Em seguida,

... selecionar "Conteúdo e Privacidade" e "Restrições de Conteúdo". Em "Conteúdo da Web", basta marcar a opção desejada.

Via Softpedia

iOS realmente vale a pena ou é status? Participe da discussão no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo