A TCL divulgou dois conceitos de smartphones com tela dobrável e deslizante. Um deles possui duas dobradiças com formato em “Z” e o outro apresenta um painel que desliza e dobra de tamanho. Eles possuem display entre 6,65 e 6,75 polegadas quando fechados e 7,8 e 10 polegadas quando abertos.
Os dois modelos seriam apresentados no congresso MWC 2020, em Barcelona. O maior evento de telecomunicações do mundo foi cancelado por causa da situação de emergência e saúde pública causada pelo surto do novo coronavírus. O protótipo deslizante já havia vazado na web. No entanto, o modelo que se desdobra em três partes ainda não tinha sido divulgado e foi apresentado ao público na última semana.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Motorola Razr: Motorola vende todas as unidades do novo V3 no Brasil
O modelo que mais chama atenção é o que se dobra em “Z”. A tecnologia é possível porque ele possui dois pontos que flexionam de forma diferente. O primeiro eixo permite que ele incline para dentro como um Galaxy Fold. Já o segundo funciona com o mesmo movimento do Huawei Mate X, para fora.
Ele é bem diferente dos conceitos já apresentados para telefones com telas expansíveis, pois está concentrado em transformar o smartphone em um tablet e não apenas ampliar o painel como os modelos no mercado. Isso fica mais evidente quando se observa o tamanho do display aberto e fechado.
O modelo possui 6,65 polegadas no modo smartphone, remontando a uma experiência de tela tradicional. Quando ela é expandida, a área se transforma em 10 polegadas e se aproxima da forma e do tamanho de um tablet.
Alguns sites especializados tiveram acesso ao protótipo e observaram que ele é mais pesado e robusto que os smartphones atuais. Quando está fechado, ele apresenta uma grossura como se fossem três aparelhos sobrepostos. Mas quando está aberto, a espessura é semelhante aos dispositivos convencionais.
Nas imagens é possível observar as dimensões do telefone dobrável em comparação com smartphones tradicionais. Há também alguns detalhes que sugerem como vai será a câmera: quádrupla na traseira e dupla na frontal. No entanto, a empresa não informou nenhum detalhe sobre a ficha técnica do smartphone além do tamanho da tela.
Outro ponto observado pelos especialistas é que a TCL não deu tanta atenção ao software. O celular roda Android numa versão bem simplificada, cujo objetivo é apenas demonstrar o funcionamento do aparelho. Apesar de ser apenas um protótipo, a expectativa era que o telefone revelasse novas abordagens mais versáteis que utilizassem funcionalidades das dobras do painel.
O segundo aparelho, que possui uma tela deslizante já havia sido revelado em outro momento. Na corrida para MWC 2020, a TCL apresentou imagens do telefone com a tela de 6,75 fechada e como ela se expandia para 7,8 polegadas ao deslizar para o lado direito.
Com informações do 9to5 Google, Engadget, Wired e The Verge
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ashley Madison: site de traição cresce mais entre mulheres no Brasil
- PS Plus: Just Cause 4 e Worms Rumble ficam grátis no PS4/PS5 em dezembro
- Site para casamento: cinco plataformas para planejar o evento
- Como encontrar pessoas no Facebook usando o número do celular
- É possível lucrar com arbitragem de bitcoins mesmo diante da desvalorização da moeda?
- Call of Duty Modern Warfare 3: como fazer download no Xbox 360, PS3 e PC
- Swarm revive badges e prefeituras do Foursquare; restaure sua autoestima
- Evento de stream de jogos recebe US$ 1,5 milhão em doações em três dias
- Como sair do e-mail no iPhone (iOS)
- Playoffs da Intel Extreme Masters Sydney estão definidos; saiba tudo