Free Fire é um jogo Battle Royale disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). O jogo, que é competitivo e tem um modo ranqueado com patentes, sofre com a presença de cheats. Um dos hacks mais famosos é o Mod VIP, um aplicativo pago que garante inúmeras vantagens extras em relação a outros jogadores. A Garena proíbe o uso desses recursos e recomenda que os usuários reportem possíveis trapaceiros nas partidas. Os jogadores que utilizam os softwares podem receber punições severas, como a suspensão indefinida da conta. Veja, a seguir, tudo sobre o Mod e os riscos relacionados a ele.
O Mod VIP é um aplicativo que altera os arquivos do Free Fire para que o usuário obtenha vantagens indevidas sobre outros jogadores. Para poder fazer uso do recurso é necessário baixar um APK, instalando-o em seu celular e permitir que o aplicativo tenha controle total sobre várias funções do dispositivo. O Mod promete diversas funções, entre elas:
- Aim Bot: permite que o jogador trave a mira automaticamente em qualquer inimigo à vista. Assim, todos os tiros disparados pelo usuário trapaceiro atingem o adversário com precisão perfeita;
- Wallhack: permite que o usuário veja através de paredes. Com os wallhacks, os usuários podem visualizar inimigos à longa distancia, além itens, munições, e armas. Além disso, dificilmente serão surpreendidos, já que possuem uma visão muito mais privilegiada em relação a um jogador comum;
- Mod Menu: o jogador ganha diversas vantagens, como aumento de armas sem recuo, aumento na velocidade de movimento, entre outras trapaças;
- Disable Visible Check: permite que o usuário atire até mesmo em inimigos que estão escondidos ou camuflados;
- Head Shot 99%: aumenta a chance de tiros na cabeça, permitindo que o usuário acerte Headshots constantemente.
Posição da Garena
A desenvolvedora afirma ser contra qualquer meio alternativo utilizado para conseguir vantagens contra seus oponentes. De acordo com a página de suporte da Garena, "usar software de terceiros, explorar bugs, fazer modificações no usuário, e qualquer outro comportamento que dê vantagem indevida sobre outros jogadores será considerado fraude."
Os jogadores que forem flagrados descumprindo as regras em qualquer modo de jogo serão punidos. A punição para os usuários que utilizam desse é severa: banimento da conta e dispositivo de forma permanente. Segundo a Garena, Free Fire é capaz de detectar a presença de programas de terceiros que alteram o jogo automaticamente. Ainda assim, os usuários podem ajudar a desenvolvedora reportando jogadores que estejam abusando de hacks e MODs dentro do próprio aplicativo. Caso esteja jogando com um amigo, é importante também se certificar de que seu parceiro esteja jogando limpo com você. Caso o usuário entrar nos modos de jogo cooperativos em parceria com um jogador usando hacks, ambos terão a conta suspensa indefinidamente.
Quais são os riscos?
Além de ser uma infração que pode causar a perda da conta do usuário, vale mencionar que o Mod não tem nenhuma procedência segura. O usuário estará por sua conta e risco ao fazer o download e executar o aplicativo. O programa altera arquivos do jogo e do celular, podendo até mesmo corrompê-los.
Os jogadores, ao procurarem hacks, também se expõem aos pop-ups de anúncios de sites suspeitos, que induzem o usuário a fazer download de programas desconhecidos que podem conter vírus. Lembre-se de nunca inserir senhas ou qualquer outra informação pessoal em qualquer site ou programa para diminuir os riscos de fraude.