O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) é o principal torneio de LoL do Brasil. Além de promover disputas entres grandes times, o torneio também já foi palco de conflitos entre jogadores. Seja como uma "alfinetada" amigável entre rivais ou comentários carregados de mágoas, as chamadas "farpas" fazem parte do cenário competitivo. Relembre, a seguir, provocações que marcaram o cenário brasileiro do jogo da Riot Games.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
"Você não sabe jogar de Katarina!"
Uma das farpas mais famosas do cenário aconteceu durante as Semifinais do 1º split do CBLoL 2017. paiN Gaming e Red Canids se enfrentavam em uma melhor de cinco (MD5). No terceiro jogo, durante uma tentativa de barão pela Matilha, o jogador da paiN Gabriel "Kami" Bohm tentou contestar e fez uma jogada de Katarina que deu errado e rendeu a vitória da luta para Red. Felipe "YoDa" Noronha, que é famoso pela sua maestria com a campeã e jogava pela Red, gritou para seu adversário: "Kami, você não sabe jogar de Katarina!", e arrancou risos de todos os jogadores. O jargão se tornou famoso e a Red venceu a série e eventualmente a final contra a Vivo Keyd.
"Macacos me mordam"
Micael "micaO" Rodrigues nunca foi um jogador muito conhecido por farpadas: ele é considerado um player tranquilo e que não costuma provocar seus oponentes. No entanto, no 2º split do CBLoL 2018, o atirador que defendia a Vivo Keyd na época decidiu farpar seus oponentes da Ilha da Macacada, atual FURIA Uppercut. "Amanhã é o dia em que a banana vai engolir o macaco", postou em seu Twitter. Seu companheiro de equipe Gabriel "Revolta" Hanud logo respondeu e disse que micaO tinha ativado a maldição do trash talk (algo como provocar adversários para tirar sua concentração).
Aparentemente a maldição foi real. A Vivo Keyd perdeu de 2-1 contra a IDM e, como resposta, micaO manteve seu o bom humor e tweetou a mensagem "macacos me mordam". Ambos os times acabaram se classificando para os playoffs, quando a Keyd venceu a MD5 contra a IDM e se classificou para a próxima parte da escalada. Depois o time perdeu para a CNB.
"Ele é insignificante, nem me lembro"
O quadro "Pro vs Pro", da Riot, foi feito com o intuito de gerar competitividade antes dos confrontos. A edição da final do 2º split do CBLoL de 2017 foi protagonizada por paiN Gaming e Team oNe. Durante a troca de farpas, o jogador da Team oNe Alanderson "4lan" Meireles questionou o player da paiN Matheus "Mylon" Borges se um dia ele esperava disputar a final contra alguém que ele chamou de horrível no passado. Mylon, que é conhecido por ser um jogador afiado respondeu: "Chamei? Pra ele ver o quão insignificante ele é, eu nem me lembro".
A farpa pode ter sido profunda, mas a Team oNe não se amedrontrou e conseguiu vencer a MD5 contra a Pain Gaming por 3-1, desbancando os favoritos e ganhando a vaga para representar o Brasil no Mundial de LoL. Entretanto, a Team oNe não conseguiu se classificar para a fase de grupos, perdendo o jogo de desempate para Dire Wolves.
"Vou amassar o Shrimp"
A rivalidade entre Filipe "Ranger" Brombilla e Lee "Shrimp" Byeong-hoon foi uma das mais icônicas em 2018 e 2019, quando os atletas vestiam as camisas da KaBuM! e do Flamengo, respectivamente
Mas a provocação de Ranger teve um efeito contrário, e o split foi ótimo para o Flamengo. Por conta dessa entrevista e da campanha quase invicta dos Rubro-Negros, a fala de Ranger foi distorcida e virou um meme na comunidade, criando o famoso "Vô azazinar o Xurimpe". A KaBuM! terminou em sexto lugar na fase de pontos, enquanto o Flamengo perdeu apenas um jogo, terminando em primeiro. Durante os playoffs, o Fla venceu a CNB por 3-0, mas perdeu a final para a INTZ por 3-2. Curiosamente, Ranger substituiu Shrimp no Flamengo no fim de 2019 e continua no time carioca em 2020.
"Você vai voltar pra INTZ?"
A final do 1º split de 2017 teve Vivo Keyd e Red Canids, e muitas farpas foram trocadas no Pro vs Pro. Durante o quadro, o jogador da Carlos "Nappon" Rucker questionou se após perder a final seu oponente Gabriel "Revolta" Henud voltaria para INTZ, referenciando movimentos que o caçador tinha feito entre as duas equipes no passado. Em troca, Revolta disse que não iria perder, pois o confronto entre os dois era fácil para ele, pois tudo que Nappon aprendeu foi ensinado pelo seu ex-companheiro Gabriel "Tockers" Claumann, e tudo que Tockers sabia foi ensinado pelo Revolta.
A Keyd Stars perdeu a final por 3-0, mas Revolta permaneceu no time até o final de 2018, quando curiosamente foi contratado pela própria Red Canids, que na época disputava o Circuito Desafiante. Nappon ficou na Red até o meio de 2018, mas foi para a posição de reserva e quase não jogou durante esse split. Após passagens pela paiN Gaming e Santos e-Sports, Nappon se aposentou da carreira competitiva e agora é caster e analista do CBLoL.
"Eu sou macaco velho, Professor!!!"
Matheus "Professor" Leirião sempre foi conhecido como um jogador muito emotivo e empolgado durante os jogos, gritando com bastante frequência. Isso foi notado especialmente durante o 2º split do CBLoL 2015, quando o suporte jogava pela g3nerationX, e os jogadores respondiam a altura os gritos do então novato. Durante uma partida contra a Vivo Keyd, com a vitória garantida e conseguindo um abate em cima de Professor, o veterano Whesley "Leko" Holler exclamou com toda sua força "Eu sou macaco velho, Professor".
O grito se tornou recorrente entre os jogadores veteranos, que se mostraram bem incomodados com a afronta do novato. Luan "Jockster" Cardoso e Felipe "BrTT" Gonçalves foram outros que provocaram Professor com o grito no mesmo campeonato. Tanto a g3x quanto a Keyd Stars disputaram as semifinais, mas acabaram perdendo para INTZ e paiN Gaming, respectivamente.
Via LoL eSports BR e Twitter
Qual a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook lança função para controlar o tempo no app; veja como usar
- Rocket League ganha carro DeLorean do filme De Volta para o Futuro
- Sete jogos grátis para celular que rodam em smartphones básicos
- Como salvar uma música em MP3 com o Audacity
- Testamos o Windows 10 com Cortana; vem aí o melhor sistema da Microsoft
- Google tira do ar 192 extens?es para Chrome; s?o 14 milh?es de v?timas
- Arquivo msvcp110.dll faltando? Como resolver erro no PC
- Aplicativo para colocar crédito no celular: saiba usar o RecargaPay
- Resumo da semana: aniversário do PSOne e novo Assassin’s Creed são destaques
- Como baixar e configurar um codificador de vídeo para o YouTube