A Intel anunciou novos processadores de décima geração voltados para notebooks. Os Core i5, Core i7 e Core i9 da série H têm foco em performance e prometem ser ideais para usuários gamer. Dessa forma, os modelos chegam para concorrer diretamente com os Ryzen 4000, da AMD. De acordo com a fabricante, as novas CPUs são capazes de atingir velocidades de até 5,3 GHz no modo Turbo, e computadores equipados com os chips podem ser até 44% melhores no dia a dia em relação a máquinas de três anos atrás.
Ainda segundo a Intel, os componentes ficam disponíveis em 100 laptops de diferentes segmentos a serem lançados ao longo de 2020. Entre eles, vale destacar os notebooks gamer da Acer anunciados hoje, Nitro 5 e Triton 500, assim como os Legion 7i e Legion 5i, da Lenovo. Vale ressaltar que ainda não há previsão de chegada dos produtos ao Brasil, tampouco seus preços no mercado nacional.
Ao todo, são seis novos processadores, todos com TDP de 45 Watts – ficando acima dos Comet Lake anunciados anteriormente, com baixa taxa de consumo energético – e suporte à memória Intel Optante, que prometem acelerar o sistema. Além disso, os produtos têm de quatro a oito núcleos, e o dobro de threads.
A ideia da fabricante é bater de frente com a AMD, que introduziu alguns modelos hexacore na faixa de entrada. Apesar disso, a arquitetura utilizada nos novos modelos da Intel continua sendo de 14 nm, enquanto os chips da rival trazem litografia de 7 nanômetros.
A memória Cache é mais uma característica que supera os chips apresentados anteriormente pela marca, chegando a até 16 MB na opção mais robusta: o Core i9 10980HK. Outro ponto importante da ficha técnica é o recurso Thermal Velocity Boost, que aumenta a frequência do processador de acordo com a temperatura máxima permitida.
Vai trocar de processador? Antes, você precisa saber qual é a placa-mãe instalada no PC; saiba como:
Os chips contam com suporte ao mais recente Wi-Fi 6 Gig+, que promete maior equilíbrio e downloads até três vezes mais rápidos, e também a entradas Thunderbolt 3, que aumenta a velocidade na transferência de arquivos. Segundo a Intel, os computadores que vêm com as novas CPUs da série H podem apresentar taxas de FPS até 54% maiores se comparados a modelos com cerca de três anos de
... idade. No mesmo cenário, a renderização para conteúdos em 4K deve ser até duas vezes mais rápida, o que torna os produtos interessantes também para criadores de conteúdo, por exemplo.
Confira a seguir todos os novos processadores da série H de décima geração da Intel: