O WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de mensagens para apenas um contato nesta terça-feira (7). A medida se aplica a textos compartilhados com frequência no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, e busca frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro.
De acordo com o WhatsApp, isso torna o app "um dos poucos produtos que adotaram medidas para restringir a viralidade e colocar limites em como as pessoas podem enviar mensagens". A pandemia do novo coronavírus provocou um aumento no compartilhamento de correntes duvidosas no mensageiro, e o serviço tem sido ainda mais usado para aplicar golpes com o início da quarentena.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A restrição de encaminhamento para apenas um contato se aplica às mensagens compartilhadas com frequência. Elas são sinalizadas por uma seta dupla ao lado do aviso "encaminhada", e o selo é atribuído a textos que são repassados cinco ou mais vezes no WhatsApp. Enquanto isso, as outras mensagens continuam sujeitas ao limite de encaminhamento para até cinco contatos.
A novidade é mais uma medida tomada pelo WhatsApp que ajuda no combate às fake news. No período que antecedeu as Eleições de 2018, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado.
O WhatsApp também tem em desenvolvimento uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas. Ao receber uma mensagem de texto com o selo de seta dupla, o app mostra uma lupa para fazer a pesquisa diretamente no Google.
Ao tocar sobre o ícone, o usuário é direcionado ao buscador, que deve exibir
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como limpar o histórico de navegação no Firefox Quantum
- Como pagar o DPVAT 2019
- Como incluir ícones do Noun Project no Photoshop, Indesign e Illustrator
- Como usar o Reduza para descobrir o melhor preço na Black Friday
- App para resfriar celular: saiba como usar o dfndr security no Android
- Como descobrir e bloquear e-mails rastreados no Gmail
- Facebook hackeado: ataque atinge 50 milhões de usuários
- Como salvar histórias do Instagram automaticamente no celular
- O que é e como funciona o Modo de Exibição Protegido do Microsoft Office
- Midomi: site descobre nome da música que está na sua cabeça