O Windows 10 conta com alguns easter eggs que remontam a versões antigas do sistema operacional da Microsoft e que o usuário pode acessar pelo computador. Entre os segredos e brincadeiras, o Windows 10 oferece o famoso God Mode (modo Deus) surgido no Windows Vista, permite acessar o discador de telefone do Windows 95, traz uma imagem de Senhor dos Anéis dentro das configurações e, mesmo 25 anos depois, ainda conserva a porta 666, reservada para o Doom 95. Confira a seguir, uma lista com os cinco easter eggs mais interessantes do sistema operacional e descubra como acessá-los.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Veja também: Como programar um computador Windows para desligar sozinho
1. Modo Deus (God Mode)
O God Mode é um recurso que surgiu no Windows Vista e que desbloqueia uma visualização completa de itens no Painel de Controle, sendo acessado por um atalho bem prático. Embora a funcionalidade não dê superpoderes como o nome sugere, é útil para quem ainda não usa o "Configurações" do Windows 10.
Para ativar o Modo Deus, basta criar uma pasta com a seguinte cadeia de caracteres como nome: “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” sem as aspas. Sua pasta se tornará um atalho para a visualização em lista de todas as entradas do Painel de Controle.
2. Discagem telefônica
Com o Windows 95, a Microsoft implementou uma série de recursos que tiravam proveito dos modens e da conectividade com linhas telefônicas, comum nas primeiras fases da Internet. Um vestígio disso é o "dialer.exe". O programa ainda existe em todas as versões do Windows e é útil para realizar ligações telefônicas, desde que seu sistema esteja ligado à linha.
Você pode acessá-lo por meio da pesquisa do Windows 10: use as teclas Windows + Q e digite “dialer.exe” sem as aspas na caixa de buscas. Até mesmo os ícones e a linguagem da interface gráfica do discador são os originais, criados há 25 anos para o Windows 95.
3. Porta para o Doom 95
Doom 95 foi a primeira versão do histórico game de tiro para o Windows 95. O título reservava a porta de conexão de rede 666, em referência ao número da besta, naquela versão do sistema. Os anos e as edições do Windows evoluíram, mas a porta 666 continua reservada para o jogo.
Para ter acesso, é preciso ir até a pasta do sistema C:\Windows\System32\drivers\etc. Lá você encontrará o arquivo “services”: abra-o no Bloco de Notas e deslize a tela até encontrar a porta 666. Como você pode ver, ela segue reservada para o jogo. Lembre-se que esse arquivo e pasta são usados pelo sistema, então não altere seus conteúdos.
4. CON e outros nomes bloqueados em pastas e arquivos
Se você tentar criar uma pasta com o nome CON verá uma mensagem de erro. Isso ocorre porque essa palavra, assim como PRN, AUX, LPT#, COM#, NUL e CLOCK$, estão reservadas pelo sistema para nomear dispositivos conectados ao computador. Se, por exemplo, permitisse o uso de PRN em uma pasta do usuário, o Windows poderia ficar confuso a respeito de qual lugar buscar dados da sua impressora.
A curiosidade a respeito disso é que essa limitação é uma herança que antecede até mesmo o próprio Windows: esses nomes são reservados pela Microsoft desde o MS-DOS, sistema operacional sem interface gráfica da desenvolvedora dos anos 1980.
5. Senhor dos Anéis no Windows 10
Há uma pequena imagem d
Via MakeUseOf, MakeTechEasier e WebConfs
Qual é a melhor versão do Windows? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Novo dispositivo carrega celulares a partir do movimento das pernas
- Facebook Messenger: como desativar as sugestões automáticas
- Novo trailer de The Evil Within 2 traz cenas de ação e terror
- Atari VCS tem início de pré-venda em 30 de maio
- Facebook teria falha grave que permite fazer upload de arquivo execut?vel
- Você já pode baixar o WhatsApp no PC para Windows na Microsoft Store
- Como funcionam a estabilização óptica e digital de imagens dos smartphones
- Spotify no Android esconde truques para ouvir músicas com qualidade
- Power Bank com lanterna embutida chega ao Brasil; saiba preço
- iPhone 6S deve repetir mesmo preço e memória interna do iPhone 6