O Procon do estado de Santa Catarina permite incluir números de telefone com os DDDs 42, 47, 48 e 49 e endereços de e-mail em uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. De acordo com o decreto estadual 638/2016, que regulamenta a lei federal 15.329/2010, as empresas têm o prazo de 30 dias para cessar as ligações e mensagens. O recurso pode ser um alívio para muita gente, visto que as ligações de telemarketing incomodam mais de 90% das pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor.
No tutorial a seguir, confira como adicionar os seus números de telefone e e-mails à lista de bloqueio de ligações de telemarketing em Santa Catarina. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com iOS 13, mas os passos são os mesmos em aparelhos com Android ou no computador.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Samsung bate recorde mundial com 5G: velocidade chega a 8,5 Gb/s
Passo 1. Acesse o site de Bloqueio de Telemarketing do Procon-SC (bloqueiotelemarketing.procon.sc.gov.br) e role a página até "Quero bloquear". Selecione se quer cadastrar uma pessoa física ou jurídica e entre com as informações solicitadas, como dados pessoais e endereço.
Passo 2. Agora, cadastre os telefones e endereços de e-mails. Selecione o DDD e digite o número no campo à direita. Para inserir outros números e e-mails, toque sobre o botão "+". Feito isso, concorde com os termos e pressione "Cadastrar".
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Alcatel A5 LED chama atenção com traseira personalizável por LEDs
- Netflix autoplay: como desativar a reprodução de prévias de filmes
- Torneios, pro players e gráficos: relembre como FIFA era em 1999
- Como usar o Chromecast para realidade virtual na TV
- Caneta captura e digitaliza e o que ? escrito em lousas; entenda
- Falha ao configurar as atualizações do Windows? Veja como resolver
- Resident Evil 2 Remake: 5 curiosidades do jogo de terror da Capcom
- Mundial de PES 2016: francês vence brasileiro e leva prêmio de R$ 60 mil
- Jogador de Apex Legends é banido ao vivo por abusar de bug; entenda
- Em 5 anos, Facebook terá um feed composto só de vídeos, diz executiva