A atualização de maio de 2020 do Windows 10 chegou na última quarta-feira (27) e trouxe uma série de novidades para o usuário. O pacote de correções e melhorias, que já está disponível para todos os dispositivos com Windows 10, conta com conexão Bluetooth mais simples, Bloco de Notas com mais recursos, possibilidade de restaurar o PC com uma imagem da nuvem da Microsoft sem instalar nada, controle de velocidade de download do Windows Update, entre outros recursos. Confira a seguir, uma lista com as novidades mais importantes da atualização.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Bluetooth mais fácil de usar
O processo de emparelhamento de dispositivos Bluetooth deve se tornar mais simples com o novo Windows 10. A partir de agora, o Windows irá exibir notificações e permitirá que você realize o pareamento entre computador e um novo dispositivo de forma descomplicada, usando apenas a área de notificações, sem precisar abrir o app “Configurações” para nada.
Para isso, basta colocar o dispositivo que você deseja conectar em modo de pareamento e, com o Bluetooth acionado no PC, você deve receber uma notificação alertando sobre a presença e possibilidade de conexão. Com isso, é só clicar em “Conectar” e pronto: os dispositivos estarão pareados. É bom ter em mente, no entanto, que o funcionamento do recurso pode atrapalhar em acessórios com Bluetooth mais antigo (inferior à geração 5.0 da tecnologia) ou em drivers desatualizados.
Bloco de Notas com mais recursos
O editor de texto simples do Windows ganhou novos recursos que o tornam mais polivalente e equiparável a editores simples usados no Linux e macOS. O Bloco de Notas agora permite zoom no texto para melhorar a legibilidade sem que o usuário aumente o tamanho de fonte, um recurso de pesquisa mais assertivo foi adicionado e, assim como rivais mais completos, passa a mostrar um asterisco na barra de título que alerta quando o documento possui alterações não salvas.
Veja também: Como programar um computador Windows para desligar sozinho
Autenticação da conta da Microsoft sem senha
Com a nova atualização, a Microsoft introduz a opção de que você realize login na sua conta da Microsoft usando apenas as tecnologias do Windows Hello, que vão do PIN tradicional à biometria em dispositivos compatíveis. A Microsoft acredita que eliminar as senhas é mais seguro e rápido para os usuários.
Para usar o recurso, basta acessar o menu de “Contas” dentro de “Configurações” e em seguida escolher “Opções de entrada”. A opção “Exigir entrada com Windows Hello para contas Microsoft” estará ativa por padrão, mas você pode desativá-la, caso deseje reativar login por senha.
Calculadora sempre no topo
A partir da nova versão do Windows 10, o aplicativo nativo de calculadora do sistema da Microsoft ganha a opção de “Manter na parte superior”. A ideia é que, quando ativa, essa opção mantém a calculadora em cima de toda a e qualquer janela ou tela aberta na sua área de trabalho, tornando o acesso à Calculadora simples e muito mais produtivo.
Para usar a novidade é bem simples. Basta abrir a “Calculadora” e clicar no botão “Manter na parte superior”. A partir de então, você terá acesso à ferramenta de forma super rápida para realizar contas sem precisar alternar janelas, economizando mais tempo. Para desativar, basta clicar em “Voltar para visualização completa”.
Mais kaomojis
A nova edição do Windows 10 passa a contar com um pacote maior de kaomojis, que consistem em c
Para encontrar as opções, basta clicar no filtro de kaomojis no teclado e visualizar a coleção completa. Se você estiver em um app que permite inserção de texto, como editores e mensageiros, basta clicar na reação desejada para que o teclado de emojis insira a combinação direto no seu texto.
Recuperação via nuvem
Com o update de maio de 2020, o Windows 10 passa a permitir que o usuário use uma imagem da nuvem para realizar a restauração local do sistema. A ideia é que o processo de restauração permita que o usuário obtenha uma cópia limpa do Windows via Internet, ignorando a versão presente localmente no disco aumentando assim as opções de restauração para quem quer zerar o PC.
Para usar o recurso, basta acessar “Restauração” dentro do menu “Atualização e Segurança” do app “Configurações”. No campo “Restaurar o PC”, você deve clicar em “Começar agora” e escolher a opção “Remover tudo”. Na janela seguinte, o Windows irá apresentar a opção de realizar a restauração com imagem local, ou então com o download de uma cópia limpa do Windows direto da Microsoft.
Controle de banda do Windows Update
A partir da atualização de maio de 2020, o Windows 10 passa a permitir que o usuário controle a velocidade de download das atualizações do sistema operacional. Com isso, é possível fixar limites para impedir que o Windows 10 consuma toda a banda larga disponível, comprometendo o uso da Internet em conexões mais precárias.
Para intervir e fixar limites, basta acessar as opções de “Otimização de Entrega” no app de “Configurações e, em seguida, clicar em “Opções avançadas”. É possível determinar limites tanto para downloads em primeiro como em segundo plano para quem o Windows 10 não deixe sua Internet mais lenta enquanto atualiza. Você pode realizar a configuração tanto por limites absolutos de velocidade em megabits por segundo ou mesmo por limites relativos usando porcentagens da sua banda disponível.
Gerenciador de Tarefas mostra temperatura da GPU
O controle de temperatura de componentes como processador e GPU é essencial para que o computador mantenha um desempenho estável e boa autonomia de bateria. Até a atualização de maio, o usuário que quisesse monitorar em tempo real a temperatura do processador gráfico precisava baixar algumas ferramentas específicas para isso. Esses apps geralmente precisam funcionar em segundo plano, algo que ocupa memória RAM e compromete desempenho do seu sistema.
Com o novo pacote, o Windows 10 passa a mostrar esse tipo de informação sozinho no Gerenciador de Tarefas. Para visualizar a temperatura da placa de vídeo, basta abrir a ferramenta e acessar a aba de “Desempenho”. Lá é possível encontrar monitores de performance de todos os componentes do hardware, inclusive a GPU.
Via Windows, Gadgets360, TechRepublic, MSPowerUser, ZDNet e Windows Central
Qual é a melhor versão do Windows? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Braço mecânico feito com arduino é projetado para desktops caseiros
- Como impedir que a tela do celular bloqueie depois de um tempo
- Office 365: seis dicas para usar gerenciar o pacote no computador
- Capa ‘inquebrável’ para iPhone 6 e 6S faz sucesso no Kickstarter
- Lista traz cinco roteadores com três antenas para melhorar sinal Wi-Fi
- League of Legends: entenda as funções de cada membro de um time
- LG testa robôs que conduzem passageiros perdidos ao portão de embarque
- Capa para Zenfone 4 Max: lista reúne seis cases para o celular Asus
- Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda?
- Como mudar a senha do Gmail pelo celular