A Epson lançou o novo projetor EF-100 no Brasil. O modelo, que promete transformar sua sala em cinema, fica disponível para comprar a partir desta segunda-feira (15) pelo preço sugerido de R$ 10.199. Com imagens de até 150 polegadas e projeção a laser, que dá maior durabilidade à lâmpada, o dispositivo chega para concorrer diretamente com TVs LCD de tela grande, segundo a fabricante.
O aparelho é portátil e pode ser levado para qualquer lugar, além de permitir a instalação em diferentes ângulos, inclusive em 90º para exibir as imagens no teto. O Epson EF-100 conta com alto-falante integrado, dispensando o uso de uma saída de som alternativa. De qualquer forma, o usuário pode ligar uma caixa de som ou soundbar, por exemplo, já que o projetor traz conectividade Bluetooth.
A Epson explica que o hardware chega com um sistema de projeção avançado que proporciona brilho de 2.000 lúmens, além de 100% da gama RGB com 1 bilhão de cores. A empresa também garante que o projetor é à prova do chamado efeito arco-íris, que distorce a imagem colorida. Ainda de acordo com a fabricante, essas características permitem o uso do projetor em ambientes externos e de muita luz, o que pode ser interessante para festas ou reuniões maiores. A resolução, no entanto, é limitada ao HD (1280 x 800 pixels), o que pode decepcionar aos mais exigentes.
Além da qualidade de imagem, a tecnologia laser proporciona mais durabilidade. Não é preciso, por exemplo, substituir lâmpadas como em projetores convencionais. No caso do EF-100, a durabilidade da fonte de luz a laser está em linha com modelos rivais que adotam o mesmo tipo de iluminação.
Segundo a Epson, o aparelho oferece até 20 mil horas de reprodução no modo econ�
... �mico, o equivalente a cerca de dois anos e três meses de uso contínuo. Para uso moderado, com cerca de 5 horas diárias, os componentes podem durar, segundo as especificações oficiais, quase 11 anos. Com iluminação máxima, esse período cai para 12.000 horas.