Estudantes do Reino Unido desenvolveram um protótipo de telefone que promete tornar as conversas mais físicas do que nunca. O aparelho conta com uma língua de silicone acoplada para reproduzir as sensações na pele de acordo com o que é dito. O projeto tem por objetivo tornar a comunicação mais completa durante o isolamento social imposto pela Covid-19.
A ideia partiu de Sandeep Hoonjan e Xianzhi Zhang, estudantes do Royal College of Art, de Londres. Por se tratar apenas de um protótipo, não há previsão de chegada do dispositivo ao público. Também é possível acoplar uma escova de silicone.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Mulher inconformada cria celular bizarro com discador analógico
O projeto “Feel The Conversation” (Sinta a Conversa, em tradução livre) foi desenvolvido pelos pesquisadores como uma maneira de reproduzir sensações provocadas pela conversa utilizando o tato como forma de percebê-las.
A escova ou a língua de silicone se movimenta de acordo com a intensidade da fala. Caso a pessoa fale muito alto, os objetos provocam reações mais exageradas. Já se a fala for mais calma, eles reproduzem movimentos mais suaves.
O mecanismo – no mínimo inusitado – também funciona com a velocidade da voz. Se uma pessoa tende a falar mais rápido, as hastes se movimentam com maior rapidez, e no caso de uma conversa mais tranquila, mexem-se vagarosamente.
A ideia é fazer as pessoas sentirem as sensações que o outro quer passar, como se fosse uma tradução tátil do áudio. De acordo com os criadores, o projeto supre a necessidade de pessoas que estão desenvolvendo maior carência com o distanciamento social.
Zhang e Hoonjan também defendem que o telefone torna a conversa mais íntima e o tato ajuda na sanidade mental de quem se sente sozinho.
Por enquanto, o dispositivo funciona apenas à distância de cem metros, mas os pesquisadores estão trabalhando num modelo sem fio. Em tese, seria possível conectar pessoas em países diferentes, já que o dispositivo também compreende variados idiomas.
Com informações de Business Insider
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como restaurar o Android O para os padrões de fábrica
- Como baixar arquivos direto para o Google Drive no Chrome
- Como comprar com Mercado Crédito
- Dock Station Dell é bom? Veja modelos à venda no Brasil
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Camilla, Gilberto ou Pocah
- The Cave e Rayman Origins estarão de graça na Xbox Live em janeiro
- Overwatch terá mais um fim de semana gratuito em 18 de novembro
- Como usar o Pix no Bradesco: saiba se cadastrar e transferir dinheiro
- Testamos o beta de Destiny 2 para PC
- Como formatar o LG G2 e restaurar as configurações de fábrica