O Instagram lançou o Reels, um recurso dos Stories que permite gravar vídeos criativos usando áudios, efeitos, dublagens e vários takes em sequência, ao mesmo estilo do TikTok na última terça-feira (23). A função está em fase experimental e é uma evolução do Cenas, que esteve em teste exclusivamente no Brasil nos últimos meses e deixou de existir a partir da atualização. Além do Brasil, o Reels está sendo experimentado na França e na Alemanha.
Os vídeos criados com Reels podem ter até 15 segundos de duração e podem ser compartilhados nos Stories, no feed, enviados para amigos via Direct ou publicados diretamente no menu “Explorar”, em uma ação inédita do Instagram que proporciona ao usuário ter um alcance maior das suas criações.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A criação de um Reel é feita na câmera de gravação de Stories, selecionando a opção “Reels”, na parte inferior da tela. Todos os recursos de edição estarão disponíveis em um menu na lateral esquerda. É possível gravar um take único ou fazer vários cortes em sequência, assim como já acontecia no Cenas. Também é permitido subir um vídeo da galeria para compor o filme.
Entre os recursos de edição criativa disponíveis no Reels está a utilização de músicas da biblioteca do próprio Instagram ou o próprio áudio original da gravação. Caso o usuário publique um Reel com sua voz, o som será atribuído ao perfil dele e outras pessoas poderão utilizar o áudio para fazer dublagens — recurso semelhante ao já existente no TikTok. Para gravar com áudios de outros usuários, basta abrir o vídeo e tocar na opção “Usar áudio”.
Veja também: Instagram Direct: como usar GIFs e stickers em conversas diretas
O menu de recursos de edição ainda dispõe de efeitos de realidade aumentada, como o filtro de Tela Verde e o carrossel de efeitos padrão do Stories, temporizador e contagem regressiva para o início da gravação e mudança de velocidade para deixar as imagens aceleradas ou em câmera lenta, herdados do Cenas. Há ainda a função “Alinhar”, que sobrepõe trechos do clipe anterior ao próximo, ideal para criar efeitos de transição.
Após a criação, os vídeos podem ser publicados nos Stories ou compartilhados via Direct, desaparecendo após 24 horas. Os vídeos também podem ser compartilhados no feed do usuário, onde o criador poderá dar um nome, foto de capa e legenda com hashtags e marcação de amigos. Neste caso, o Instagram criará automaticamente uma biblioteca separada no perfil para armazenar esses vídeos, exibida ao lado da pasta de IGTVs.
Além disso, criadores que possuírem uma conta pública também podem compartilhar os Reels diretamente na aba Explorar, aumentando as chances de mais pessoas assistirem àquele conteúdo. O envio para a guia deve ser selecionado no momento da publicação do arquivo. Uma equipe de curadoria interna do Instagram faz a escolha dos vídeos que são exibidos na seção, e o usuário é notificado caso seu vídeo seja escolhido para exibição.
O Instagram afirma que o recurso está em fase experimental e pode ter m
Via Instagram
Problemas para marcar amigos em posts do Instagram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samsung ataca bateria do iPhone em comercial nos Estados Unidos
- Super apps acumulam funções bancárias e podem até dar dinheiro; conheça
- Google Maps: compare rotas com diferentes meios de transporte no celular
- Como usar o Quizur para criar teste de personalidade
- Boas Festas é tema do terceiro Doodle de Natal; veja o vídeo animado
- Testamos Paragon: MOBA para PC e PS4 tem gráficos de tirar o fôlego
- Privacidade pode estar perto do fim? CPBR8 debate reconhecimento facial
- Facebook vai ajudar seus amigos a usar pronúncia correta do seu nome
- O que é Web Clipboard do Google Docs e como usar
- XCOM 2 chega aos consoles com poucas mudanças em relação ao PC