Cientistas desenvolveram uma tecnologia que promete reduzir em até 80% o gasto da bateria de celulares. Os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) conseguiram programar um chip para gerenciar a energia consumida nos processos do smartphone junto com a qualidade dos recursos, função que pode economizar cinco vezes mais bateria que os componentes atuais. A ideia é gastar menos energia quando o alto desempenho não for necessário.
Por enquanto, a novidade é experimental e não há previsão de chegada às baterias convencionais.
???? Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
???? Apple pode reviver base carregadora AirPower, diz analista
Os pesquisadores descobriram que os dispositivos consomem mais energia na transferência de dados do que no processamento de informações ou na tela, tanto entre os componentes internos quanto nas ondas eletromagnéticas. Esta troca de informações é o que mantém ativo o alto desempenho de um recurso, como a execução de um vídeo, por exemplo.
Porém, os cientistas observaram que o alto desempenho é desnecessário em muitos casos, como quando o usuário não está concentrado na tela do smartphone ou quando a bateria está perto de acabar. Aparelhos atuais continuam suprindo os recursos de alta demanda, o que resulta num gasto desnecessário de bateria.
Para resolver este problema, os pesquisadores programaram uma rede dentro do chip que administra quando os recursos não precisam de alto desempenho. Desse modo, a energia cai significativamente, o que também acaba reduzindo em paralelo a qualidade daquela função. O processo poupa até 80% da bateria para que ela seja usada quando for realmente necessária.
Veja quatro dicas para aumentar a bateria do Android
Este gerenciamento inteligente no consumo de energia representa um gasto cinco vezes menor, permitindo que a autonomia do celular seja estendida.
A tecnologia também pode ser usada em computadores, notebooks e servidores. Os cientistas estudam a criação de um amplo sistema de bateria inteligente baseado na percepção humana de quando é necessário gastar mais energia para aumentar o desempenho de um recurso ou economizar bateria em tarefas que não demandam alta transferência de dados.
Os pesquisadores também pretendem criar um novo sistema de câmeras inteligentes que consomem pouca energia. A ideia é que elas operem com eficiência mesmo com o baixo consumo por meio de energia solar. A bateria viria com uma célula de um centímetro para coletar energia do ambiente.
Apesar de ser um projeto ex
Com informações de TechRadar
Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Impressora Epson L396 é boa? Veja a análise de preço e características
- Roteador Tenda AC10 é bom? Confira ficha técnica e preço no Brasil
- Fone Bluetooth Panda promete alta fidelidade de som e bateria de 30 horas
- Photo Grid: recorte fotos de animais ou amigos para usar como máscara
- A TV OLED LG 4K é considerada nº 1 nos países referência em tecnologia
- Instagram lança filtro para Stories e mais funções para combater o bullying
- The Forest: jogo de terror e sobrevivência é anunciado para PS4
- LG K10 ou Moto G Turbo: comparamos os celulares intermediários
- Como construir e salvar layouts de bases no jogo Clash of Clans
- DANFE Online: o que é e como consultar a versão da nota fiscal eletrônica