O WhatsApp liberou, nesta quinta-feira (9), o compartilhamento do número do celular por meio de um QR Code. A novidade, que estava em testes nas versões beta do aplicativo para Android e iPhone (iOS) e foi anunciada oficialmente na última semana, permite que donos de negócios compartilhem seu número no WhatsApp Business com clientes de forma mais prática. Assim, usuários interessados podem iniciar uma conversa com o negócio pelo mensageiro por meio da leitura do código com a câmera, sem a necessidade de digitar o número manualmente no app de contatos do telefone.
A ferramenta está disponível na última versão do WhatsApp Business, que pode ser baixada na Google Play Store e na App Store — veja como atualizar seus aplicativos. A empresa aproveitou a novidade para anunciar que a versão comercial do mensageiro chegou a mais de 50 milhões de usuários. A função de QR Code também está sendo liberada aos poucos para usuários da versão comum do WhatsApp. O TechTudo conseguiu acesso ao recurso nas versões 2.20.194.16 para Android e 2.20.70 para iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O novo recurso de QR Code está disponível para as contas comerciais e usuários da API do WhatsApp Business. Para usá-lo, basta acessar o menu de ajustes do mensageiro e ir em configuração da empresa > Link curto. O dono do negócio também pode personalizar uma mensagem automática que aparecerá para o cliente ao ler o QR Code do estabelecimento.
O usuário escaneia o QR Code em seu próprio WhatsApp e, ao realizar a leitura, a conversa será exibida no aplicativo. Também é possível importar o contato a partir de um print do código salvo na galeria de fotos do celular.
A ideia do WhatsApp é que comércios adicionem uma imagem do QR Code a banners, embalagens e outros meios de divulgação, a fim de facilitar o processo para clientes entrarem em contato com negócios pela plataforma.
O recurso não é, no entanto, uma forma de "esconder" o número do telefone — o outro usuário terá acesso à informação normalmente ao escanear o código. Caso o QR Code seja compartilhado com pessoas indesejadas, é possível "revogar" o código e gerar um novo, quantas vezes forem necessárias. A partir do momento em que o outro usuário adiciona o número, no entanto, não é possível impedir o envio de mensagens, a não ser que o contato seja bloqueado.
Além do QR Code, o mensageiro anunciou outra novidade para o WhatsApp Business: a possibilidade de compartilhar o link de
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple alerta que iPhone vai atrasar em 2020
- Gift card do Boticário vira isca em golpe no WhatsApp, alerta PSafe
- Como denunciar spam e bloquear e-mails perigosos no Gmail
- iFood 'Sextoou' na Black Friday traz descontos todos os dias de novembro
- Safari: filtro de conteúdo adulto bloqueia buscas por asiático e adolescente
- Como resetar o LG G3 e restaurar as configurações de fábrica do celular
- Como resetar o Galaxy A5 2017 e restaurar as configurações de fábrica
- Disney Plus: tudo sobre o streaming de séries e filmes rival da Netflix
- Scavengers: veja requisitos para fazer download no PC
- Como diminuir um PDF pesado criado no Word