"Gboard apresenta falhas continuamente" é um erro comum do teclado virtual do Google para Android e iPhone (iOS). A mensagem é exibida na tela do celular quando o aplicativo trava e impossibilita que o usuário digite pelo smartphone com a ferramenta. O Gboard é uma opção utilizada por alguns usuários para substituir o teclado padrão e obter diversos recursos do Google.
Confira, na lista a seguir, seis possíveis formas de resolver o erro "Gboard apresenta falhas continuamente" do teclado virtual no Google, para fazer com que o app funcione normalmente em seu smartphone. Os passos podem apresentar diferenças, dependendo do fabricante do celular.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Mudar o teclado padrão
Eventualmente, falhas no Gboard podem ser originadas por uma atualização do aplicativo. Nesses casos, optar pelo teclado nativo do sistema deve permitir que o usuário consiga digitar no celular novamente, enquanto desenvolvedores não disponibilizam um update com a correção do erro no Gboard.
Para fazer isso em celulares Android, acesse as configurações e deslize a tela para encontrar a aba "Idioma e entrada". Em seguida, toque em "Teclado padrão" e selecione a opção do teclado da marca do seu smartphone. Vale destacar que alguns dispositivos não possuem teclados nativos — a solução é baixar outro aplicativo do mesmo recurso para substituir o Gboard temporariamente.
Para realizar o processo no iPhone, vá em "Ajustes" e toque em "Geral". Depois, deslize a tela e toque em "Teclado". Em seguida, toque no recurso nativo do sistema, representado pela opção "Português (Brasil)".
2. Reiniciar o celular
A clássica e simples opção de reiniciar o celular pode resolver o problema do teclado virtual do Google, isso porque diversos processos estão sendo executados em segundo plano no smartphone e algumas dessas ações podem, eventualmente, atrapalhar o funcionamento do Gboard.
Quando o usuário realiza esse procedimento, alguns arquivos temporários do celular são limpos, liberando espaço na memória RAM para o celular funcionar sem erros e reiniciando todos os processos dos aplicativos. Pressione o botão liga/desliga do celular e toque em "Reiniciar". No iPhone, é necessário desligar o celular e ligar novamente.
3. Desativar outros teclados do sistema
O sistema Android permite que o usuário ative mais de um teclado no celular. Porém, esse recurso pode gerar erros e fazer com que o Gboard apresente falhas. Desativar as outras ferramentas de digitação disponíveis pode corrigir o problema.
Para fazer isso, acesse as configurações do celular e toque na opção "Idiomas e texto". Em "Teclado e métodos de entrada", toque em "Padrão" e, depois, em "Escolher teclados". Finalize desativando os teclados disponíveis em seu dispositivo, exceto o Gboard. No iPhone, vá em "Ajustes" e em "Geral". Toque em "Teclado" e em "Editar". Pressione o ícone de "–" ao lado de cada opção, exceto do Gboard. Finalize em "OK".
4. Apagar cache do Gboard
Dados de cache armazenam arquivos do sistema e permitem que os aplicativos funcionem de forma mais rápida. No entanto, acumular essas informações pode resultar em falhas no teclado virtual do Google, caso algum dos arquivos armazenados seja corrompido. Como os dados continuam armazenados
Vá até as configurações e, depois, em "Armazenamento". Em seguida, pressione "Armazenamento Interno". Para prosseguir, toque em "Apps" e procure pelo aplicativo Gboard. Finalize selecionando a opção "Limpar Cache". Vale destacar que o processo pode apresentar variações de acordo com o fabricante do seu celular. A opção não está disponível no iPhone.
5. Desinstalar e instalar o Gboard de novo
Em alguns casos, o erro "Gboard apresenta falhas continuamente" pode ser resolvido ao desinstalar o aplicativo e baixá-lo novamente na Google Play Store. A ação permitirá que o app substitua eventuais arquivos corrompidos. Acesse a loja do Google e busque por "Gboard". Depois, toque em "Desinstalar". Após a ação, instale novamente o teclado.
No iPhone, pressione e segure o ícone do Gboard na tela principal do celular e selecione o ícone de "X" para desinstalar o aplicativo. Para finalizar o processo, faça o download do teclado do Google na App Store.
6. Ativar o Gboard como teclado padrão do celular
Ainda que o usuário não tenha instalado outros teclados no celular, alguns aplicativos possuem o recurso embutido. Sendo assim, você pode baixar um app bancário e adquirir a ferramenta sem saber. Deixar mais de um teclado ativo no celular pode causar eventuais falhas. Por isso, manter apenas o Gboard como o teclado padrão do celular pode resolver o problema.
Em dispositivos Android, acesse as configurações do celular e pressione "Idiomas e texto". Em "Teclado e métodos de entrada" toque em "Padrão". No menu que aparecerá na tela, toque em "Escolher teclados". Depois, desative todos os teclados, até mesmo o Gboard. Em seguida, ative apenas o teclado do Google.
No iPhone, vá nos "Ajustes" e, em seguida, em "Geral". Depois, toque em "Teclado" e, na próxima tela, pressione "Teclados". Toque em "Editar", no canto superior direito da tela. Para concluir a ação, arraste o Gboard para o topo da lista.
Via Google, Guiding Tech e Online Tech Tips
Teclado parou de funcionar após atualização; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conferência da Square Enix na E3 2019 tem Final Fantasy 7 Remake e mais
- Como outras pessoas veem seu perfil no Tinder? Descubra
- Xiaomi traz Amazfit GTS, Bip Lite e Verge Lite ao Brasil; saiba os preços
- Pedra do Rei em Pokémon GO: o que é, como conseguir e como usar
- Dos mais de 100 desenvolvedores, 95 topam virar a noite no Hack in PoA
- Ezfly é um hoverboard que promete voar até 3 quilômetros de altura
- Como traduzir documentos com o Google Tradutor
- Super Mario Party: tudo sobre o novo jogo para Nintendo Switch
- Como criar GIFs no Android ou iPhone sem instalar aplicativos
- Pesquisadores criam processador open source; conheça o PULPino