Novos modelos de animais em 3D chegaram à pesquisa do Google nesta terça-feira (28). Os bichinhos da vez são insetos, e a busca permite visualizar em tamanho real joaninhas, besouros, borboletas e vespas por meio da ferramenta de Realidade Aumentada do Google. Vale lembrar que a busca em 3D já está disponível para outros animais, algumas figuras de datas comemorativas, atrações de museus e modelos de célula e do corpo humano.
Para acessar a opção "veja no seu espaço" dos animais 3D, é preciso que o smartphone Android seja compatível com o aplicativo Google Play Services para RA. No caso de iPhone (iOS), o recurso está disponível na pesquisa em modelos a partir do iPhone 6S, incluindo o iPhone SE.
Foram adicionados 23 insetos e, para visualizá-los, basta realizar uma pesquisa simples no Google com o nome do bichinho. A ferramenta também permite interações, e os insetos em 3D emitem sons característicos e se movimentam pela tela do celular.
Além disso, com o pinçar de dedos, é possível aumentar a imagem para observar os detalhes dos insetos, e conferir o tamanho real do animal. Já o botão "veja no seu espaço" permite transpor o pequeno animal no ambiente, com a câmera do celular. Ao selecionar "veja em 3D" na busca do Google, a seção "modelos relacionados" permite visualizar as demais figuras de insetos adicionadas à pesquisa.
Os primeiros animais em 3D foram anunciados na conferência anual Google I/O 2019, e traziam imagens em Realidade Aumentada de alguns mamíferos como panda, tigre, leão e cavalo em escala. Depois, mais imagens foram adicionadas ao buscador e, hoje, é possível encontrar modelos em três dimensões do corpo humano, de células, atrações de museus como o astronauta Neil Armstrong, imagens realistas de dinossauros e, até mesmo, figuras comemorativas como o coelhinho da Páscoa, por exemplo.
Modelos de insetos disponíveis
Os 23 modelos adicionados incluem espécies de besouros, borboletas, vaga-lumes, joaninhas e cigarras. Dentre eles, estão: