Cientistas desenvolveram uma capa para celular com pernas robóticas capazes de andar sozinhas até um carregador sem fio. O acessório produzido por pesquisadores do Laboratório de Biorrobótica da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, foi batizado de CaseCrawler (capa rastejante em tradução livre). Os membros foram acoplados à traseira de um case e fornecem ao smartphone a capacidade de se locomover sozinho em direção a uma fonte de energia para reabastecer a bateria.
???? Encontre os melhores celulares com excelentes descontos
???? Conheça a nova moda em vídeos da internet
A tecnologia das pernas do CaseCrawler é semelhante às pernas humanas. No total, são seis pequenas estruturas metálicas articuladas de 1,5 mm de espessura que sustentam o smartphone e exercem força sobre o solo, permitindo a locomoção. Essas articulações são conectadas ao motor por meio de engrenagens e dobram apenas para um lado, de maneira a oferecer uma capacidade de sustentação 13 vezes maior que o seu próprio peso.
Quanto às demais especificações do produto, a capa tem espessura de apenas 16 mm e peso total de 22,7 gramas. A ideia é que, se colocado em produção, o design do robô seja otimizado e fique ainda menor. Atualmente, o CaseCrawler conta com uma pequena bateria em sua porção inferior que pode ser eliminada no futuro, por exemplo.
O robô não apresenta inteligência própria ou capacidade de dirigir, ele simplesmente avança em uma única direção. No entanto, as pequenas pernas articuladas são capazes de desviar de pequenos obstáculos no caminho. Além disso, o smartphone carregado pelo CaseCrawler poderá utilizar os seus sensores para encontrar a direção certa até o carregador.
Os planos futuros dos pesquisadores incluem utilizar o mesmo sistema para oferecer mobilidade a outros objetos. A expectativa é de que o produto também seja capaz de coletar dados e retornar ao proprietário quando solicitado.
Veja também: cinco dicas para organizar o celular
O dispositivo ainda está em fases de testes e não há previsão de chegada do produto ao públic
Com informações de Gizmodo US, IEEE Spectrum e IEEEXplore
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- TikTok, WhatsApp e Facebook estão entre apps mais baixados de fevereiro
- Como tirar o áudio de vídeo com o InShot
- PC portátil com tamanho de smartphone roda Windows 10 e é baratinho
- Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain ser? lan?ado em setembro
- Tinder Boost: função paga permite 'impulsionar o seu perfil' por 30 min
- Como baixar e usar o Fogo Cruzado, app que mostra onde tem tiroteio
- Seis aplicativos de celular que transformam suas fotos em obras de arte
- WhatsApp: atalhos para Android e conversa consigo mesmo entre os destaques
- Acessório promete controlar notebook através de gestos no teclado
- Galaxy Watch 3 vaza na web: veja imagens do smartwatch da Samsung